Voltar para a tela anterior.

Live de Felipe Gremelmaier e especialistas orientou idosos na pandemia

Grupo debateu sobre prevenção de quedas, como evitar depressão, entre outros temas


Com clareza e de forma didática, a live "Idosos: Pandemia e Prevenção" proporcionou uma série de esclarecimentos ao público na noite desta terça-feira (07/07). Assista em https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2621750041486297&id=100009539808009Promovido pelo vereador Felipe Gremelmaier/MDB, o bate-papo reuniu a professora Maria Luiza Bedin, a Ziza; o psiquiatra Lucas Gremelmaier; e o cirurgião de quadril Marcus Vinicius Bianchi. A tradução em Libras foi de Patrícia Souza.

Um dos principais assuntos foi a prevenção a quedas, que em 76% dos casos ocorrem dentro de casa, onde a grande maioria da população idosa está devido à pandemia. Causadores de fraturas, esses acidentes acarretam uma série de problemas.Foram repassadas diversas dicas de proteção a essas pessoas, como usar corrimão nas dependências da moradia, bengala, evitar tapetes e redobrar cuidados em banheiros, escadas e cozinha.

A prática de atividade física, como forma de exercitar o corpo e a mente, ocupou boa parte do debate. Destacou-se a importância de a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL) ter criado aulas online do projeto Conviver neste momento. Sobre a saúde mental, os participantes e espectadores da live falaram sobre a necessidade de se manter ocupado para evitar depressão e ansiedade. Os jogos e cursos via internet, o artesanato, o hábito da leitura e de assistir a filmes, evitando noticiários negativos, foram sugeridos.

Os especialistas ressaltaram que as pessoas que ficam em casa criem e sigam uma rotina, regrando horários e atividades, e evitando dormir em excesso. Foram destacadas na live ações da Comissão do Idoso da Câmara Municipal, como pedir à Prefeitura prioridade de testes de covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos e alertar sobre golpes financeiros. O grupo parlamentar é presidido por Felipe Gremelmaier.

 

08/07/2020 - 12:08
Gabinete do vereador Felipe Gremelmaier
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo