Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participará de visita técnica à Maesa no dia 16 de junho

Vereador conversou com coordenadora da Comissão Especial, Rubia Frizzo, para tomar ciência da ocupação da área


No dia 16 de junho, a Comissão Especial de acompanhamento do Projeto de Uso e Gestão do Complexo Cultural e Turístico Maesa – Metalúrgica Abramo Eberle S/A se reunirá e fará visita técnica ao complexo. O vereador Rafael Bueno/PDT, que preside a Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa", conversou nesta quarta-feira (03/06) com a coordenadora da Comissão, Rubia Frizzo, para tomar ciência dos primeiros encaminhamentos feitos. Isso porque, na gestão do prefeito cassado Daniel Guerra, o município havia deixado a Câmara Municipal de fora das reuniões e discussões sobre a ocupação da área. A prefeitura de Caxias do Sul publicou o decreto 20.969, nomeando 15 membros da comissão, que passará a discutir e planejar a ocupação.

A Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa" foi reinstalada pelo Legislativo neste ano, a partir de sugestão do vereador Bueno. O Estado cedeu o complexo de mais de 50 mil metros quadrados da Maesa ao município em 2014 e, desde então, a prefeitura ficou com a tarefa de implementar o projeto de ocupação em até 12 anos. O tema levantado por Bueno a partir da Frente visa a discutir na Câmara e com demais entidades representativas a ocupação. O processo está parado há três anos sem qualquer avanço, já que o governo anterior não encaminhou nada de prático.

Na visita de ontem, o pedetista viu avanços. Por exemplo, a área verde que tem acesso pela entrada da Rua Plácido de Castro está totalmente limpa, com árvores podadas, grama cortada e com aspecto bem diferente do que o deixado pelo governo anterior. Próximo dali, está o pavilhão que terá algumas reformas e onde provavelmente ficará o mercado público, em razão do acesso externo para caminhões. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente deverá ser transferida ainda este ano para o complexo, assim como toda a Guarda Municipal - parte já fica no local.

Rubia mostrou algumas ações realizadas no complexo, como limpeza e manutenção, e projetou para breve a troca de mais vidraças e partes do telhado. Também comentou que um processo de licitação indicará como será o esquema de intervenção nas áreas físicas. Ele disse que mais detalhes, como as plantas e os cronogramas, serão repassados aos conselheiros na reunião do dia 16 de junho.

“Infelizmente, no governo passado a Câmara Municipal foi saqueada de quaisquer discussões sobre o projeto, mas agora será diferente. Continuarei acompanhando e cobrando a ocupação da Maesa e trazendo temas pertinente àquela área aos colegas vereadores, com o intuito de aproximar a comunidade a esse espaço que é seu”, ressaltou o vereador, que já presidiu a Frente em 2017 e 2018.

Para Bueno, há uma questão além da ocupação, que é a educação ambiental e cultural e a visitação de estudantes e profissionais, por exemplo. Rubia destacou a importância de colocar em prática um plano paisagístico e aproveitar a ampla  vegetação, além da indução do turismo e cultura para a área central da cidade.

03/06/2020 - 17:35
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo