Voltar para a tela anterior.

Vereadores defendem aeroporto de cargas em Vila Oliva

A possibilidade de Garibaldi abrigar o empreendimento recebeu críticas dos parlamentares


A escolha de local para a construção de aeroporto regional de cargas, na Serra, voltou ao debate na Casa, por meio do vereador Elói Frizzo/PSB, na sessão desta quarta-feira (9). Ele se mostrou avesso ao fato de o deputado estadual Álvaro Boessio/PMDB ter proposto a realização de uma audiência pública, direcionando a construção do novo aeroporto para o município de Garibaldi.

Frizzo defendeu a escolha do distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, para abrigar o aeroporto regional. Lembrou que, já na época da administração petista, surgiram estudos apontando Vila Oliva como o local acertado para o aeroporto. O vereador participou, à época, de vistorias com técnicos do Departamento Aeroportuário do Estado, que descartaram a região de Monte Bérico, em Bento Gonçalves. Ainda segundo Frizzo, há estudos realizados em Garibaldi que também apontaram a impossibilidade de se construir um aeroporto na área.

Para o parlamentar, a Comissão Temporária para a definição do novo aeroporto regional, existente na Casa, precisa, com urgência, ingressar no debate para a definição do local. Segundo ele, o adiamento da definição já não gira em torno de avaliações técnicas. A disputa, agora, é política.

Frizzo exemplificou a urgência da questão referindo que R$ 20 milhões em emendas parlamentares para a construção do aeroporto regional já foram perdidos, devido ao atraso na definição do local.

O vereador Gustavo Toigo/PDT considerou inoportuna a proposta do deputado Álvaro Boessio, já que, salientou, Vila Oliva se mostra a melhor opção, inclusive devido a condições climáticas. O parlamentar Guiovane Maria/PT também referiu que a comissão da Casa que trata do assunto precisa se mobilizar para abreviar a escolha do local. Porém, disse que são necessários investimentos no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Segundo ele, é a opção concreta existente para o município.

Já Vinicius Ribeiro/PDT, endossando a escolha de Vila Oliva, discordou em parte do vereador Frizzo, afirmando que o Legislativo de Caxias está, sim, trabalhando na questão. Acredita, inclusive, que é a única instituição pública realmente presente no debate do aeroporto regional. Vinicius sugeriu uma audiência com o secretário Estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque.

Em concordância com Guiovane Maria, o parlamentar Mauro Pereira/PMDB também defendeu adequações na pista do Aeroporto Hugo Cantergiani. Segundo o vereador, a decisão acertada, no momento, é investir na estrutura existente, já que o aeroporto regional é um projeto de anos, até ser efetivado.

Frizzo rebateu Mauro, ao defender que se trata de dois projetos diferentes. O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani não cumpre a função estratégica e econômica que caberia ao aeroporto regional.

09/03/2011 - 19:58
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo