Voltar para a tela anterior.

Comissão do Idoso trata de prevenção do Coronavírus para terceira idade

Pessoas acima de 60 anos estão entre o grupo de risco da doença


A Comissão do Idoso da Câmara Municipal se reuniu extraordinariamente na manhã desta terça-feira (17/03). Na pauta, a prevenção do coronavírus para pessoas da terceira idade.

O grupo apoia a decisão do Poder Executivo Municipal de suspender por 15 dias, com possibilidade de prorrogação, de todas as atividades voltadas a esse público promovidas pela prefeitura. A medida interrompe as aulas do Conviver, dança, ginástica (adulto, sênior e postural) e câmbio.

Os parlamentares também trataram da importância das ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) seguirem as recomendações de prevenção e controle de infecção da Nota Informativa emitida pela Secretaria Estadual da Saúde.

É importante que os idosos sigam as orientações amplamente divulgadas pelos órgãos públicos de saúde. A Comissão do Idoso se coloca à disposição para eventuais dúvidas ou esclarecimentos através de nossa assessoria, pelo telefone 3218-3898 ou pelo e-mail rtoigo@camaracaxias.rs.gov.br”, destacou o presidente do grupo parlamentar, vereador Felipe Gremelmaier/MDB.

Também integram a Comissão do Idoso os vereadores Alceu Thomé/PTB, Renato Oliveira/PCdoB, Elisandro Fiuza/Republicanos e Tatiane Frizzo/Solidariedade.

Recomendações da Secretaria Estadual da Saúde:

- Divulgar e reforçar medidas de higiene das mãos - com preparação alcoólica ou água e sabonete líquido (ou espuma) - para funcionários, visitantes e residentes;
- Disponibilizar dispensadores com preparação alcoólica nos principais pontos de assistência e circulação;
- Divulgar e reforçar a etiqueta respiratória - se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel - para funcionários, visitantes e residentes, bem como evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
- Sempre que possível, manter os ambientes ventilados naturalmente (portas e/ou janelas abertas);
- Reforçar os procedimentos de higiene e desinfecção de utensílios, equipamentos e ambientes de convivência;
- Atualizar a situação vacinal para influenza e doença pneumocócica conforme indicação, para residentes e funcionários;
- Restringir o uso de utensílios compartilhados como: copos, xícaras, garrafas de água, etc;
- Evitar o acesso de funcionários com sintomas respiratórios;
- Restringir o acesso de visitantes com febre e sintomas respiratórios ou com diagnóstico de Influenza ou Covid-19.

*Redação: Clever Moreira

17/03/2020 - 14:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo