Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo solicita segurança da Guarda Municipal em UBS’s

Vereadora participou de reunião na Prefeitura


A vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade participou de uma reunião na Prefeitura, nesta segunda-feira (09/03). A parlamentar foi recebida pelo Secretário Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Hernest Larrat dos Santos. O encontro, que abordou a falta de segurança nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), contou com a participação de cinco representantes da sociedade, Lauro Alves, 68 anos, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), Fernanda Huff, 35 anos, vice-presidente da Associação de Moradores de Bairro Fátima (Amob), Gilfredo De Camillis, 70 anos, presidente da AMOB Santa Lúcia, Zeferino de Freitas, 50 anos, técnico de enfermagem, e Rodrigo Teodoro da Silva Miguel, 49 anos, membro do Conselho Municipal de Saúde.

Conforme os usuários, aconteceram assaltos dentro de algumas UBS’s. As situações foram relatadas à vereadora. Em uma reunião, no mês passado, foram levantadas algumas demandas para coibir a criminalidade dentro das Unidades. Nesse sentido, a parlamentar apresentou sugestões para combater os assaltos, como a ampliação de rondas da Guarda Municipal (GM) nas UBS’s, a colocação de um “botão de pânico”, que repasse o sinal de urgência à central e o reposicionamento das câmeras de vigilância.

“Nós sabemos que a Guarda Municipal vai às escolas. Entendo que o itinerário poderá abranger também as UBS’s. Tivemos um médico que foi assaltado, às 15hs. Levaram o veículo do servidor público e seu aparelho celular. Essas medidas vão auxiliar não apenas os servidores, mas a comunidade em geral,” salienta a vereadora.

Após receber as indicações, o titular da pasta ressaltou que estão sendo planejadas ações para combater a criminalidade nas UBS’s. Umas das medidas será a criação de grupos de WhatsApp, entre os representantes comunitários e as coordenações de saúde. As informações do aplicativo serão encaminhadas à central da GM. A plataforma será utilizada para divulgação de informações sobre o monitoramento de segurança das UBS’s, bem como casos suspeitos.

Durante o encontro, a parlamentar e os representantes sociais entregaram ao secretário, a ata da última reunião local de saúde da Zona Norte, ao qual foram sinalizadas as demandas apresentadas. A GM atende pelo número 153, com atendimento 24 horas.

10/03/2020 - 12:10
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo