Voltar para a tela anterior.

Vereadora Tatiane Frizzo conhece projeto que combate relações abusivas

Parlamentar visitou Raylyne Ribeiro, aluna da Escola Irmão Guerini


A vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade visitou a Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini, do bairro Ana Rech, nesta segunda-feira (17/02). Na ocasião, a parlamentar foi recebida pela professora de biologia da instituição de ensino, Angélica Ferrari Rodrigues. Ela é orientadora, em conjunto com a professora Bianca Santos Trindade, da disciplina de Química, do projeto de iniciação científica da aluna Raylyne Ribeiro, 17 anos. A estudante é a autora do projeto “Romantização do ciúme nos relacionamentos entre jovens: do ciúme às relações abusivas.” A proposta inclui um jogo lúdico, para crianças a partir de seis anos.

Durante a visita, a aluna explicou a funcionalidade da proposta. A jovem também demonstrou as suas preocupações em relação ao fortalecimento de laços familiares. De acordo com a aluna, estudos comprovam que o ciúme se desenvolve em todas as pessoas ainda antes dos seis anos de idade.

“A gente tende a ter menos taxas de feminicídio e de relacionamentos abusivos, quando há a compreensão da temática, desde criança. Quando tu ensinas a compreender essas emoções, a chance de acontecer, de se tornar realidade, é menor,” salienta a aluna.

Segundo uma das orientadoras do projeto, professora Angélica Ferrari Rodrigues, os estudantes estão engajados em solucionar problemas sociais, como a iniciativa de Raylyne.

“Esse olhar voltado para o social, que os alunos estão exercendo nos projetos de pesquisa, nos emociona muito. São alunos que estão sendo inseridos na sociedade e estão preocupados em auxiliar, em resolver essas questões”, destaca a professora.

Para a vereadora, o projeto é de extrema importância, pois demonstra o interesse dos jovens pela temática. Segundo a parlamentar, a iniciativa vem contribuir para o fortalecimento de combate à violência contra a mulher.

“Esse é o caminho. A Lei Maria da Penha veio com o intuito de coibir e de prevenir, mas a gente sempre tem que pensar em fórmulas de barrarmos a violência, em sua origem. Esse projeto demonstra que podemos trabalhar antecipadamente, educando as nossas crianças”, ressalta a vereadora.

Raylyne Ribeiro representará a Escola Irmão Guerini na 18º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorre de 17 a 19 de março de 2020, em São Paulo. O tema foi escolhido por meio de premiação conquistada na Mostra IFTec de 2019.

A vereadora manifestou o desejo de a aluna demonstrar o projeto ao Legislativo. Tatiane Frizzo solicitará um acordo de lideranças, para o dia 05 de março, assim, a jovem poderá explicar o trabalho aos parlamentares.

 

AJUDE RAYLYNE

 

Raylyne e a escola não possuem condições de arcar com as despesas envolvidas na participação da Feira (viagem, estadia e alimentação). Para contribuir, acesse a vaquinha virtual: http://vaka.me/854398

18/02/2020 - 08:45
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo