Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania participa de audiência com o Executivo

O presidente do grupo parlamentar, vereador Renato Oliveira/PCdoB, apresentou reivindicações que têm recebido da comunidade


O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), vereador Renato Oliveira/PCdoB, levou demandas da comunidade ao prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina/PTB, e ao vice-prefeito Edio Elói Frizzo/PSB, na tarde desta sexta-feira (24/01). Uma das reivindicações diz respeito à Casa de Acolhida Luiz Matias, no bairro Jardim América. O projeto é uma iniciativa do Instituto Anglicano e acolhe pessoas que precisam de hospedagem enquanto familiares são atendidos em hospitais da cidade.

Vereador Renato de Oliveira explicou ao prefeito que as demandas desse espaço têm crescido de forma acentuada. Como o local funciona com a ajuda de voluntários, diante do aumento da procura, não tem conseguido atender a todos. Diante disso, o parlamentar solicitou ao município se há alguma forma de o poder público auxiliar na manutenção ou mesmo da gestão financeira da casa. “É um tipo de serviço muito necessário em nossa cidade, diante de tantos pacientes e familiares que chegam para atendimento de saúde. Muitos não têm nem dinheiro para pagar a alimentação durante o período que os familiares ficam internados. Enquanto Comissão de Direitos Humanos, entendemos que o município poderia auxiliar”, afirmou Renato.

O vereador aproveitou também para relatar a Cassina e a Frizzo a preocupação da CDHC com o número de imigrantes que têm chegado à cidade sem muitas condições de subsistência, principalmente vindos da Venezuela. “São pessoas que já vêm para cá sem recursos. Precisaríamos direcionar um olhar de ajuda a eles, ao menos até que consigam trabalho para sustentarem-se por aqui”, entende o vereador.

Por fim, Renato explanou outra situação que tem sido preocupante: o acréscimo de pessoas com dívidas com o município porque acabaram desempregadas e não conseguem quitar seus compromissos. “Essas pessoas querem pagar o que devem, mas estão sem condições neste momento. Talvez a prefeitura pudesse pensar em uma alternativa de parcelamento da dívida”, sugeriu o parlamentar.

O prefeito Cassina informou que vai encaminhar esses assuntos para as unidades competentes, principalmente para a Fundação de Assistência Social (FAS), que é o órgão responsável pelo atendimento de temas ligados à área social.

   Também participaram da reunião o padre Anderson Luiz Golin, coordenador da Casa de Acolhida Luiz Matias, a voluntária Regina Bueno e as assessoras políticas Marisa Dallo e Tuani Angeli. Ainda integram a CDHC  os vereadores Rafael Malcorra Bueno/PDT e Edi Carlos Pereira de Souza/PSB.

24/01/2020 - 19:16
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo