Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo fiscaliza situações de animais no bairro Jardim das Hortênsias

Parlamentar realizou inspeção com fiscais da Secretaria do Meio Ambiente


A vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade recebeu denúncias, nos últimos dias, sobre possíveis maus-tratos de animais no bairro Jardim das Hortênsias. A parlamentar fiscalizou, na manhã desta segunda-feira (20/01), uma residência que abrigava gatos e cães. Com apoio do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), a vereadora conseguiu identificar a real situação dos animais.

Ao todo, foram encontrados quatro gatos e sete cães. Eles apresentavam nutrição adequada, com algumas deficiências dermatológicas. Na oportunidade, foi verificado que a alimentação diária dos animais é realizada por uma idosa, proprietária do imóvel, que não reside no local.

Conforme combinado com voluntários e com servidores do Departamento de Proteção Animal, será feito um mutirão para a limpeza, capina e adequações no local onde residem os animais. Também será necessário acionar a Fundação de Assistência Social (FAS) para acompanhar a idosa, que possui dificuldades de locomoção e está em possível situação de vulnerabilidade. A vereadora ressalta que a comunidade está empenhada para dar suporte necessário para os animais e para a proprietária do imóvel.

“Nessa situação, é preciso acionar a FAS para auxiliar essa idosa, já que é visível a dificuldade motora que possui. Essas dificuldades podem ser o reflexo estrutural da casa, pois não há condições habitáveis, tanto para moradia pessoal, quanto para os animais”, salienta a parlamentar.

Voluntários ligados à proteção animal estão articulando um mutirão de limpeza do imóvel. A ação deve ocorrer no próximo domingo (26/01), com auxílio da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Agentes da Semma encaminharam três cães para clínicas veterinárias credenciadas à prefeitura. Os animais receberão tratamentos dermatológicos.

20/01/2020 - 18:40
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo