Voltar para a tela anterior.

Ricardo Daneluz é empossado presidente da Câmara e assume como prefeito em exercício

Até o próximo dia 9 de janeiro, quando ocorrem eleições indiretas à Prefeitura, o vereador Paulo Périco estará na Presidência da Casa


O vereador Ricardo Daneluz/PDT foi empossado presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, em sessão solene da tarde desta quinta-feira (02/01), no auditório do Centro Administrativo. Ato contínuo, Daneluz assumiu como prefeito em exercício, no lugar de Flavio Cassina/PTB, que retoma o mandato parlamentar. Vice-presidente deste ano legislativo, o vereador Paulo Périco/MDB ficará no exercício da Presidência da Casa até a próxima quinta-feira (09/01), data da eleição indireta a prefeito e vice-prefeito do município, em sessão extraordinária, com início às 8h30, em local a ser confirmado, onde apenas os vereadores terão direito a voto.

Passada a eleição indireta, Daneluz reassumirá a Presidência da Câmara. Para o ano de 2020, a Mesa Diretora conta com os vereadores Daneluz (presidente), Périco (vice-presidente), Alceu Thomé/PTB (2º vice-presidente), Tatiane Frizzo/Solidariedade (secretária) e Alberto Meneguzzi/PSB (2º secretário).

Então presidente do Legislativo, em 23 de dezembro passado, Cassina havia assumido a Prefeitura a partir do decreto legislativo 414/A-2019, que oficializou a cassação do ex-prefeito Daniel Guerra/Republicanos, por infrações político-administrativas.

Às 17h de hoje, também expirou o prazo para a inscrição de chapas à eleição indireta, do dia 9 de janeiro. Concorrerão a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, os vereadores Flavio Cassina/PTB e Edio Elói Frizzo/PSB.

A cerimônia aconteceu no Centro Administrativo, em decorrência de um incidente com energia elétrica, no prédio da Câmara, o que impossibilitou a realização do evento no plenário da Casa. O expediente, com atendimento à população, segue normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Cerimônia de posse da Mesa Diretora de 2020

Às 16h16, no auditório do Centro Administrativo, ainda como presidente em exercício da Câmara, a vereadora Paula Ioris/PSDB foi ao púlpito, de onde prestou contas do ano legislativo de 2019. Na maior parte do ano passado, ela atuou como vice-presidente da Casa. Salientou que a gestão resultou numa sobra de caixa de R$ 10.591.028,69, devolvida ao Executivo.

Em números referentes ao período, a parlamentar mencionou três mil documentos protocolados, 130 sessões ordinárias, 20 audiências públicas e 120 acordos de lideranças (manifestações da comunidade, durante as plenárias). Para ela, o principal projeto aprovado foi a revisão do Plano Diretor do Município. Rogou por um ano de 2020, pautado por diálogo e trabalho com a população.

Às 16h24, o vereador Ricardo Daneluz/PDT assinou o termo de posse, como presidente da Câmara Municipal. Ao microfone, considerou-se orgulhoso por estar à frente do Parlamento da 2º maior cidade do Estado do Rio Grande do Sul. Prometeu que, junto com vereadores e servidores, buscará atender aos anseios da comunidade. Elencou três prioridades para este ano legislativo: implantação de energia solar no prédio da Câmara, com economia e sustentabilidade; simplificação do conjunto das mais de nove mil leis, vigentes no município; promoção de reforma administrativa na Casa. Oficialmente, a cerimônia de posse se encerrou às 16h40 da tarde de hoje.

02/01/2020 - 19:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo