Voltar para a tela anterior.

Moção de apoio a agentes penitenciários é aprovada por unanimidade

Atualmente o sistema prisional gaúcho tem um déficit de 17 mil agentes penitenciários


A moção 29/2019, que apoia a convocação dos candidatos aprovados no mais recente concurso para os cargos de agentes penitenciários e agentes penitenciários administrativos da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12/12). A autoria do documento é coletiva.

O objetivo do documento é que os aprovados no concurso assumam suas funções nos presídios e que ocorra a liberação dos policias militares que atualmente realizam essas atividades como agentes. Sendo assim, os PMs retornariam às suas funções de policiamento ostensivo nas cidades. Com os agentes penitenciários assumindo suas funções, o déficit de 17 mil vagas nas casas prisionais seria corrigido.

Uma das apoiadoras da moção, vereadora Paula Ioris/PSDB, presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara, lembrou que as recentes inaugurações de presídios necessitam de profissionais capazes e prontos para realizarem o serviço de agente penitenciário, porém, ressaltou a importância de que o governo firme suas obrigações com os servidores. “Fica evidente a necessidade de nós passarmos a pagar em dia, não parcelar e repor os quadros. Então é evidente também a necessidade das reformas que estão sendo propostas pelo governo”, salientou a parlamentar.

Os vereadores Paulo Périco/MDB e Elói Frizzo/PSB também declararam apoio à moção, afirmando que o chamamento dos agentes e a liberação dos policiais militares irá gerar um melhor serviço prestado à população no combate ao crime.

DELIBERAÇÃO SOBRE MOÇÃO nº 29/2019

Vereador – Partido – Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO NUNES PR Sim

RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO BELTRÃO PT Ausente

TATIANE FRIZZO SOLID Sim

VELOCINO UEZ PDT Sim

12/12/2019 - 15:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo