Voltar para a tela anterior.

Banco de Sangue presta contas à comunidade 

Em 2019, a entidade registrou 8% de aumento nas doações


No Dia Internacional do Voluntariado, alertar sobre a importância da doação de sangue e prestar contas sobre a arrecadação no ano de 2019 foi a motivação de Linéia Espíndula, representante do Banco de Sangue de Caxias do Sul na tribuna da Câmara nesta quinta-feira (05/12). Neste ano, o Banco de Sangue completa 65 anos de serviços prestados à comunidade caxiense e, segundo Linéia, relações públicas da entidade, foi um dos primeiros bancos de sangue do Estado. 

Em 2019, foi registrado um aumento no número de doações, com cerca de 8% de acréscimo, chegando próximo de 15 mil doações. De acordo com a representante do Banco de Sangue, também cresceu o número de doadores pela primeira vez, sendo 5 mil neste ano. 

As doações de reposição, quando familiares de um paciente se mobilizam para repor o sangue utilizado, somaram 36% do total de doações. E o voluntariado é cerca de 64% das doações. 

Por mês, o Banco de Sangue contabiliza cerca de 2.500 transfusões de sangue e, em 2019, o total é de 27 mil, somando 6% a mais que o ano passado. 

Quem desejar contribuir com a doação de sangue, pode comparecer na sede do Banco de Sangue de Caxias do Sul, no Centro Médico Pasteur, na Rua Garibaldi, 476, Centro.

Ao final do espaço da tribuna, o presidente da Câmara, vereador Flávio Cassina/PTB lembrou de outras importantes datas que remete ao voluntariado como o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos em Caxias do Sul, comemorado no 12 de abril, cuja lei 7.782/2014 é de sua autoria. Convidou para uma foto, os convidados que acompanharam a explanação. Na platéia, estavam os  "Parceiros do Bem", empresas que enviaram seus colaboradores para doação e cada uma fez próximo a 100 doações em 2019 para o Banco. Para homenageá-los, o Banco convidou-os para a sessão.

 

05/12/2019 - 10:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo