Voltar para a tela anterior.

Bancada do PT solicita informações sobre o reajuste da tarifa de água

O aumento será acima da inflação do período


A não concordância com o reajuste da tarifa de água, em faixa acima da inflação, é o teor do pedido de informações da bancada petista, aprovado por unanimidade, na sessão desta terça-feira (15). A solicitação quer maiores esclarecimentos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), a respeito da planilha que define o percentual de aumento do valor e a quantidade de famílias beneficiadas com o pagamento da quantia mínima mínimo.

Entre os questionamentos, está a justificativa para o reajuste, nos percentuais de 6,97%, para a tarifa mínima de água e serviços, e de 14,9% para as demais tarifas cobradas pelo SAMAE, acima da inflação do período, que foi de 4,79%.

O requerimento também solicita cópia do cálculo das despesas e insumos que compõem o custo das tarifas, incluindo as obras e investimentos realizados em 2010 e as previstas para 2011, e a quantidade e percentuais de economias que utilizam a tarifa mínima de água.

A líder do governo, vereadora Geni Peteffi/PMDB, afirmou que votou a favor do reajuste, porque considera que a aprovação vai garantir água para todos. Comentou que entregou à bancada do PT a planilha dos custos que justificam o aumento. A parlamentar aproveitou para informar que, no próximo dia 23, às 9h30, um ônibus será colocado à disposição dos vereadores, para condução à barragem Marrecas, a fim de conhecer a obra.

Para o vereador Mauro Pereira/PMDB, a aprovação do reajuste significa garantir recursos para que o SAMAE possa adquirir terras necessárias, a fim de manter o abastecimento de água a toda a população.

O líder da bancada do PT, Rodrigo Beltrão, questionou a falta de discussão sobre o reajuste e citou que, no caso do aumento da passagem do transporte coletivo, por exemplo, o assunto foi pauta do Conselho de Transportes, da mesma forma com a cobrança do IPTU. Reafirmou que considera excessivo o reajuste.

Ana Corso/PT reclamou que o fato de o SAMAE, a seu ver, estar assumindo custos de ações que seriam de responsabilidade da Secretaria Municipal de obras. Por isso, a autarquia não tem dinheiro quando precisa, criticou. Além disso, afirmou que o Samae terceiriza 30% dos serviços prestados e também considerou o reajuste como absurdo.

 

Votos: Alaor Michels de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Maria Corso/PT (a favor), Ari Antonio Dallegrave/PMDB (a favor), Arlindo Bandeira/PP (a favor) , Daniel Antonio Guerra/PSDB (a favor), Denise da Silva Pessôa/PT (a favor), Edio Elói Frizzo/PSB (ausente no plenário), Geni Petteffi/PMDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Luis Toigo/PDT (a favor), João Carlos Virgili Costa/PDT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor), Renato de Oliveira Nunes/PRB (a favor), Renato José Ferreira de Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Moreira Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

15/02/2011 - 20:47
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo