Voltar para a tela anterior.

Guiovane propõe a descentralização do atendimento de saúde 24 horas

Ele também defendeu melhores condições de acesso aos postos


A descentralização do atendimento de saúde 24 horas, em Caxias do Sul, foi a tônica do pronunciamento do vereador Guiovane Maria/PT, na sessão desta terça-feira (15). Ele propôs que fossem criados outros quatro pontos de atendimento pela cidade. Atualmente, há um posto na região central. Lembrou que, na legislatura anterior, protocolou proposição tratando do assunto. Disse pretender retomar esse debate.

De acordo com o petista, outra dificuldade fica por conta do acesso aos locais de atendimento, sobretudo, no caso daqueles que residem nas regiões de Forqueta, Ana Rech, Santa Bárbara e Desvio Rizzo. Acrescentou que a descentralização do sistema de saúde 24 horas foi pauta da campanha do atual prefeito. Sugeriu, ainda, que fossem disponibilizadas mais linhas de ônibus, para facilitar a acessibilidade.

Em concordância, a vereadora Denise Pessôa/PT salientou que já existe programa do Ministério da Saúde para ampliar as unidades de pronto-atendimento (UPAs). Alertou que, recentemente, foram liberadas unidades para o estado, mas, estranhou o fato de Caxias não figurar na lista dos contemplados. Então, reiterou cobrança de providências para a Secretaria Municipal da Saúde.

O vereador Arlindo Bandeira/PT garantiu que pleiteará uma revitalização da unidade básica de saúde do distrito de Santa Lúcia do Piaí.

Por outro lado, a líder do governo, Geni Peteffi/PMDB, ressaltou a construção de diversas unidades básicas, por parte da administração municipal. Destacou que uma delas, no bairro Desvio Rizzo, conta, inclusive, com unidade de tratamento intensivo que atende até as 22h.

À crítica de Rodrigo Beltrão/PT, de que a marcação de consultas especializadas chega a levar um ano, Geni contrapôs dizendo que o período máxima é de quatro meses. Enfatizou que, para suprir lacunas da área de Endocrinologia, houve concurso público, cujos aprovados deverão tomar posse, em breve.

Para Mauro Pereira/PMDB, a redução da demanda, na marcação de exames, deveu-se à greve dos médicos e ao período de férias. Garantiu, contudo, que há agilidade, em especial, nos casos de urgência.

Na sequência, Vinicius Ribeiro/PDT disse entender que a questão da saúde requer novas formas de adaptação dos recursos já existentes. Ari Dallegrave/PMDB cumprimentou o colega Guiovane pelo que chamou de postura propositiva.

15/02/2011 - 20:45
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo