Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal entrega a Comenda Zumbi dos Palmares e o Prêmio Caxias

A cerimônia ocorreu no plenário, na noite desta quarta-feira, Dia Nacional da Consciência Negra


A Câmara Municipal de Caxias do Sul promoveu, na noite desta quarta-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, a solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares a pessoas que se destacam na luta por igualdade de direitos entre as etnias e no combate ao racismo. A cerimônia foi conduzida pelo vereador Edson da Rosa (1º secretário da Mesa Diretora da Casa), autor do decreto da Comenda, em 2005.

Foram agraciados com a distinção José Luis Borges Lyrio, militante na causa da comunidade negra e na luta contra o racismo, Paulo Roberto Borges, participante do movimento comunitário e ex-conselheiro tutelar, e Tatiane Duarte de Oliveira Silva, coordenadora adjunta do Instituto Afro Origem e integrante da diretoria de etnias da União de Associações de Bairros (UAB). Abdou Lahat Ndiaye, mais conhecido como Billie, senegalês que chegou a Caxias do Sul em 2010 e fundador da Associação dos Imigrantes Senegaleses, recebeu o Prêmio Caxias.

A vereadora Denise Pessôa agradeceu pelo privilégio de falar em nome do Legislativo. Lembrou o objetivo da outorga e da história do Zumbi dos Palmares que dá nome à comenda. Ressaltou os avanços no combate à desigualdade racial com a Constituição Federal, de 1988, e o Estatuto da Desigualdade Racial, de 2010. “Entretanto, as estatísticas ainda demonstram que há um longo caminho a ser percorrido pelo Brasil, no que diz respeito ao cumprimento de políticas públicas que tragam igualdade de oportunidades e possibilitem condições de vida digna a negras e negros, na sociedade brasileira contemporânea”, discursou.

A parlamentar reverenciou um a um dos homenageados da noite, contando um pouco de suas histórias de vida. Finalizou com o rap do Inquérito, desejando que a data fosse de reflexão e motivação, para continuar a luta pela real liberdade dos negros, no Brasil.

Os homenageados fizeram agradecimentos. Falaram das suas histórias, de luta contra o preconceito. Também ressaltaram as leis em benefício dos negros, como a que tornou o racismo crime, a lei da obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira nas escolas e a lei das cotas para pretos e pardos em universidades e instituições federais.

A noite foi abrilhantada pelas apresentações de Gui Ribeiro e Grupo de Pagode Black Serra, Coletivo UZN, MC CR e Grupo Sabar Africa, entre outras.

20/11/2019 - 22:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247

Ir para o topo