Voltar para a tela anterior.

Paula Ioris defende aprendizagem profissional para jovens

A parlamentar divulgou iniciativa da Comissão de Segurança Pública para combater a evasão escolar


Defensora de causas da segurança pública, a vereadora Paula Ioris/PSDB ocupou a tribuna da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (20/11), para divulgar uma iniciativa da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) juntamente com centros técnicos de tecnologia de universidades e faculdades de Caxias. A intenção é criar programas a fim de evitar a evasão escolar de jovens de 15 anos ou mais, impedindo que cheguem às drogas ou à marginalidade.

A parlamentar trouxe dados de que, para cada 1% a mais de jovens de 15 a 17 anos nas escolas, há uma diminuição de 2% na taxa de homicídios nessa faixa etária. Os números também mostram que a evasão escolar em Caxias do Sul, só em 2019, abrange 4.481 alunos. Entre eles: 2.268 têm 15 anos ou mais. A evasão está associada, algumas vezes, à entrada desse jovem na criminalidade, observa a vereadora.

No dia 8 de novembro, a Comissão de Segurança conversou com representantes do Centro Universitário UniFtec, do Centro Universitário da Serra Gaúcha/FSG e da Universidade de Caxias do Sul (UCS) sobre a inserção dos jovens em programas das instituições de ensino. Na reunião, esteve a representante da Superintendência Regional do Trabalho do RS, Denise Brambilla González, que passou pelo Legislativo ontem (19/11), para divulgar a Feira da Aprendizagem Profissional. Ainda segundo Paula, o projeto será apresentado durante essa Feira, que ocorre nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Ao final de sua manifestação, a tucana mencionou a era da tecnologia e da automação, que tem levado diversas empresas a se qualificarem e a contratarem pessoas preparadas.

“Há uma necessidade do mercado. Pelo que a gente está vendo, não vai faltar emprego, mas vai faltar trabalho para quem não estiver preparado para este novo momento da inovação”, observa a vereadora.

Além de Paula, integram a CSPPS os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Renato Oliveira/PCdoB, Gladis Frizzo/MDB e Velocino Uez/PDT.

20/11/2019 - 13:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo