Voltar para a tela anterior.

Rodeio do Campo dos Bugres é lançado oficialmente

Estância da Leitura e Museu do Brinquedo Folclórico são atrações


A 17ª edição do Rodeio Nacional e a 1ª do Rodeio Internacional Campo dos Bugres foram lançadas oficialmente nesta segunda-feira (14), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

A programação do evento inclui uma extensa programação campeira e artística. Entre as novidades deste ano estão a prova de cavalos crioulos e a prova de basto e gurupa, com a participação de ginetes vindos de vários estados brasileiros. Para as demais provas, como laço dupla pai e filho, universitário, peão, de rédeas e a gineteada estão sendo esperados cerca de cinco mil participantes, oriundos principalmente de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e São Paulo.

Segundo o patrão do CTG Campo dos Bugres, Guerino Pisoni, o evento ainda vai oferecer o Festival de Dança Folclórica com apresentação de grupos internacionais da Argentina e Uruguai e concurso de corais. Para o público infantil, haverá o Museu do Brinquedo Folclórico, com exibição de jogos antigos, como cavalos de pau e tava; e a Estância da Leitura, com 300 exemplares à disposição dos participantes. Esta atividade, promovida em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, vai promover contação de histórias sobre as lendas do Rio Grande, sessão de autógrafos, rodas de leitura e fogo de chão, com declamação de poesias e músicas campeiras.

Na parte musical, o público vai poder conferir os shows de grupos conhecidos como Quero-Quero, Xiruzinho, Luiz Carlos Borges, Elton Saldanha, Renato Borghetti, César Oliveira & Rogério Melo, Daniel Barros, Volmir Martins, Joca Martins, Os Monarcas, Gaúchos da Fronteira, Oswaldir & Carlos Magrão e Os Tiranos, além de artistas regionais.

De acordo com Guerino Pisoni, a expectativa de público para esta edição do rodeio é superar o número da edição anterior, realizada em 2009, que foi de 152 mil pessoas.

O presidente da casa, Marcos Daneluz destacou que o rodeio qualifica a cidade de Caxias do Sul. Desejo pleno sucesso ao evento e desejo que a iniciativa honre ainda mais o movimento tradicionalista, destacou. O deputado estadual, Alceu Barbosa Velho, salientou que sente saudades de estar a frente do evento, já que participa de muitos rodeios pelo estado. Lembrou que em Caxias do Sul, capital mundial dos CTGS, há muitos locais onde é possível perpetuar a cultura tradicionalista, como a Casa do Gaúcho. Ele defendeu a realização de um rodeio por ano na cidade e parabenizou o CTG Campo do Bugres, pelos 25 anos de história e trabalho.

Para o prefeito da cidade, José Ivo Sartori, Caxias do Sul é uma cidade diferente, que guarda valores extraordinários. É multicultural e étnica. Todos juntos somos mais fortes e podemos fortalecer qualquer tipo de cultura, disse. Sartori acrescentou que o gaúcho é o mais politizado entre todos, é alguém que luta para que a memória histórica do nosso povo seja preservada. Aproveitou para convidar o público a prestigiar o memorial da Família Bertussi, já que um dos maiores participantes do movimento, Adelar Bertussi, está completando 80 anos. Lembrou ainda que neste domingo (20) haverá, no local, missa campal com mais de 300 gaiteiros.

A 17º edição do Rodeio Nacional e a 1º do Rodeio Internacional Campo dos Bugres acontece de 05 a 13 de março de 2011, no Parque da Festa da Uva. Idealizado pelo CTG Campo dos Bugres, o evento é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e Secretaria Municipal da Cultura. Conta ainda com o apoio da gravadora ACIT, Agrimar, Tecbril, Univias e Visate, além do patrocínio de Cadence, Lorigraf e Supermercados Andreazza. O valor do ingresso para quem quiser conferir as atrações será de R$ 3,00. O estacionamento vai custar R$ 5,00.

Além do prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, do deputado estadual, Alceu Barbosa Velho, e do presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Daneluz, prestigiaram a cerimônia, os vereadores Geni Peteffi/PMDB, Alaor de Oliveira/PMDB, Ari Dallegrave/PMDB, Guiovane Maria/PT. Além de secretários municipais, peões e prendas de várias partes do Rio Grande do Sul. O cantor Robson Bueira e o Grupo de dança e música, Os Gaudérios, abrilhantaram a cerimônia, que encerrou com a entonação do Hino ao Rio Grande.

14/02/2011 - 21:12
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo