Voltar para a tela anterior.

Câmara apoia candidatura de Astor Schmitt à Fiergs

Moção do vereador Gustavo Toigo defende o caxiense à presidência da entidade


Astor Milton Schmitt recebeu o apoio da Câmara em sua candidatura à presidência da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio de moção. A proposição foi aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira (9), por maioria de votos dos parlamentares.

Em seu currículo, dentre outras atividades, consta a participação no Programa de Gestão Avançada (PGA), promovido pela Fundação Dom Cabral em parceria com o The European Institute of Business Administration, que possui etapas no Brasil e na França. Atualmente, Astor Milton Schmitt, que reside em Caxias do Sul, exerce a função de diretor corporativo e de relações com investidores da Randon S.A. Implementos e Participações, além de ser vice-presidente do Conselho de Administração da Fras-Le S.A.

O vereador Gustavo Toigo/PDT, autor da proposta, salientou que a capacidade profissional de Schmitt o credencia para ser presidente da Fiergs. Ele conhece as carências e as potencialidades do setor industrial do estado.

O parlamentar Rodrigo Beltrão/PT foi o único vereador contrário à moção. Sem desmerecer a candidatura de Schmitt, o vereador explicou sua posição lembrando a moção de apoio ao resultado da Consulta Acadêmica para a escolha do Reitor da Universidade de Caxias do Sul, a qual foi rejeitada pela Casa em março do ano passado. Beltrão considerou que, à época, a moção não mencionava candidatos. Assim, uma posição favorável dos vereadores teria sido importante para o processo de democratização da UCS. Para Beltrão, não convém ao legislativo apoiar nomes, como no caso da Fiergs.

Mauro Pereira/PMDB, porém, afirmou que, no caso da referida moção, não se trata de apoiar um candidato em detrimento de outro, apenas valorizar a indicação caxiense a uma entidade fundamental para o desenvolvimento do município. Mauro sugeriu ao vereador Toigo que os demais parlamentares assinassem o documento.

O vereador Vinicius Ribeiro/PDT, também em apoio à moção, considerou que a intenção, nesse caso, é promover um nome caxiense no comando da entidade. Disse que é benéfico, a Câmara Municipal defender representação local numa instituição de porte nacional.

O vereador Elói Frizzo/PSB também destacou que, diferentemente da moção em apoio à Consulta Acadêmica, o apoio à candidatura de Schmitt à Fiergs trata de garantir a ocupação caxiense num espaço regional. Da mesma maneira, a vereadora Geni Peteffi/PMDB referiu a importância do apoio à Schmitt por ser alguém que contribuiu muito para Caxias do Sul.

Com posicionamento parecido, Ari Dallegrave/PMDB afirmou que a aprovação do documento credencia o candidato com o aval do legislativo municipal.

Guiovane Maria/PT, também favorável à moção, considerou que, o caminho para reivindicações favoráveis ao setor industrial caxiense seria simplificado. Ana Corso, em concordância com o colega de partido, acredita que a Casa não pode deixar de apoiar um nome caxiense para a Federação, o que traria benefícios, inclusive, para as pequenas indústrias.

Com a aprovação, a moção será encaminhada ao presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, ao presidente da CIC de Caxias do Sul, Milton Corlatti e, ainda, aos sindicatos integrantes do sistema Fiergs.

 

Votos: Alaor Michels de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Maria Corso/PT (a favor), Ari Antonio Dallegrave/PMDB (a favor), Arlindo Bandeira/PP (a favor) , Daniel Antonio Guerra/PSDB (a favor), Denise da Silva Pessôa/PT (ausente do plenário), Edio Elói Frizzo/PSB (a favor), Geni Petteffi/PMDB (a favor), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Luis Toigo/PDT (a favor), João Carlos Virgili Costa/PDT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor), Renato de Oliveira Nunes/PRB (a favor), Renato José Ferreira de Oliveira/PCdoB (a favor), Rodrigo Moreira Beltrão/PT (contra), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

10/02/2011 - 20:21
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo