Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno volta a criticar a gestão da saúde em Caxias do Sul

Para parlamentar, prefeitura precarizou atendimento, punindo as pessoas mais necessitadas


O vereador Rafael Bueno/PDT voltou a se manifestar na sessão do Legislativo desta terça-feira (12/11) e criticou a gestão da saúde pública em Caxias do Sul. O pedetista citou uma reportagem publicada no Jornal Pioneiro de hoje, que mostra o calvário de quem precisa dos serviços de saúde.

"A situação está se agravando, porque vem desde a busca por consultas nas unidades de saúde, onde muitas pessoas madrugam para conseguir ficha de atendimento com clínico-geral ou especialidade. Depois, se tiver doença grave ou tiver que procurar atendimento com especialista, tem que recorrer ao CES (Centro Especializado em Saúde). Nesse caso, se tiver especialidade que tenha somente um médico ou nenhum, a dificuldade é muito maior, além da longa lista de espera para depois também conseguir um exame e, posteriormente, uma cirurgia", relatou Bueno.

O pedetista mencionou o título da reportagem do jornal: "Há fila de um ano para consultar proctologista pelo SUS em Caxias", citando que está a dois anos trazendo dados sobre a situação da saúde a partir de Pedidos de Informação ao Executivo.

"Os últimos dados, referentes a agosto, mostra que temos 38 mil pessoas aguardando consulta com especialista. Ainda temos 8 mil pessoas esperando exame e ultrapassamos a marca de 5 mil pessoas esperando cirurgia em Caxias do Sul", ressaltou, traduzindo a grave situação em números.

Para Bueno, o município deu as costas à população que mais precisa da saúde pública, precarizando o atendimento na UPA da Zona Norte e nas UBSs ao manter o Postão 24 Horas fechado há mais de um ano para fazer uma reforma "maquiada".

12/11/2019 - 15:51
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo