Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo presta contas de participação na cúpula Cidades do Conhecimento

Pedetista e Felipe Gremelmaier frisaram importância da união do municípios para o desenvolvimento das regiões


O vereador Gustavo Toigo/PDT ocupou a tribuna, na sessão desta terça-feira (12/11), para detalhar sua participação no 12º Knowledge Cities World Summit, cúpula mundial que aborda cidades do conhecimento. O evento ocorreu nos últimos 4 a 7 de novembro, em Florianópolis. Toigo representou a Câmara Municipal junto com o vereador Felipe Gremelmaier/MDB.

Conforme explicou o pedetista, os vereadores puderam apresentar experiências e iniciativas do Legislativo caxiense e construir relações com representantes de outras cidades e países. Destacou que participaram do painel “Sistemas de Capitais das Cidades Brasileiras”, aonde conduziu a apresentação “A Zona de Empreendimento, Inovação e Tecnologia (Zeitec) inserida no Plano Diretor em Tríplice Hélice”, enquanto Gremelmaier abordou o tema “Desenvolvimento Regional da Serra Gaúcha e o Capital Relacional”.

Além dos parlamentares, também integraram o painel o Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP), a professora da Universidade de Caxias do Sul, Dra. Ana Cristina Fachinelli, e o idealizador da Cúpula Mundial de Cidades, Javier Carrillo, que estendeu o convite para a próxima edição do evento, que ocorrerá em 2020, na cidade de Tijuana, no México.

Toigo relatou sua apresentação na cúpula, que tratou da articulação do Parlamento com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços e a UCS, no sentido de ter instituições de ensino e iniciativas pública e privada trabalhando em conjunto pelo desenvolvimento, inovação e sustentabilidade da região. O emedebista explicou a metodologia do Parlamento Regional da Serra Gaúcha e união dos municípios em busca de soluções para demandas em comum.

O parlamentar pedetista ainda repercutiu reunião com o Subchefe da Casa Civil de Santa Catarina e subintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis, Matheus Hoffmann. Na ocasião, Toigo e Felipe buscaram subsídios para legitimar Caxias do Sul como parte da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Eles também visitaram a Associação Catarinense de Tecnologia e o Parque de Inovação.

Em aparte, Felipe Gremelmaier destacou a importância da participação nesse evento. Elogiou o debate acerca a evolução das cidades independente de ideologias de governos e a grande presença de professores. Kiko Girardi/PSD celebrou que a Câmara possua vereadores preparados para participarem de todos os tipos de atividades.   

12/11/2019 - 11:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabiana de Lucena - MTE 9.247
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo