Voltar para a tela anterior.

Vereadores protocolam Projeto de Lei que estabelece locais para bicicletas em estacionamentos privativos

Proposta regulamenta disponibilidade de espaços apropriados para guardar meio de transporte de ciclistas


As condições de mobilidade urbana e transporte têm apresentado constantes desafios para as políticas públicas, devido às crescentes taxas de urbanização e à predominância de um padrão de trânsito centrado no transporte motorizado individual.

Com o objetivo de atender uma das demandas dos ciclistas caxienses, a Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva protocolou, nesta terça-feira (05/11), um Projeto de Lei Complementar que prevê a disponibilidade de vagas específicas para bicicletas em estacionamentos privativos.

Conforme a exposição de motivos do grupo parlamentar, a ação fará com que as pessoas tenham condições de se locomover até a área central de bicicleta e que possam deixá-la em local seguro para realizar as atividades que pretendem.

Disponibilizando local apropriado para o estacionamento da bicicleta, mais pessoas farão uso dela para deslocamentos quando necessário. Essa atitude trará muitos benefícios para a cidade, sejam eles por questões ambientais, de trânsito ou saúde.”, destaca a vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade, presidente da Comissão.

Além da proposição, a Comissão protocolou uma indicação ao Poder Executivo, para que os edifícios públicos municipais ou locais em que funcione qualquer órgão público municipal, escolas, parques e praças, tenham locais para estacionamento de bicicletas, tais como, bicicletários e paraciclos, como parte da infraestrutura de apoio a esse meio de transporte. 

Além da vereadora-presidente Tatiane Frizzo, integram a Comissão os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/MDB e Velocino Uez/PDT.

05/11/2019 - 12:43
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo