Voltar para a tela anterior.

Vinicius defende mudanças no transporte do município

O vereador pediu investimentos em meios alternativos de mobilidade urbana


A temporada em Tulsa, no estado americano de Oklahoma, foi comentada por Vinicius Ribeiro/PDT, na sessão desta quarta-feira (09). O vereador passou o mês de janeiro na cidade, conhecendo as ações do local, quanto ao melhoramento das cidades, especificamente, no que se refere a investimentos públicos em modelos alternativos para o transporte coletivo.

No período em Tulsa, o parlamentar constatou que, na localidade, o planejamento urbano, no transporte, passa por investimentos em alternativas coletivas de locomoção, como o metrô, além da bicicleta, em detrimento do automóvel.

Vinicius comparou a situação vista no exterior com o que ocorre em Caxias do Sul. Com uma população estimada em 400 mil habitantes e uma frota de 240 mil veículos, a cidade sofre com os engarrafamentos, sobretudo, na área central, por onde circula, ainda, boa parte da frota de ônibus, observou.

Defendeu que a solução, para melhorar o trânsito do município, leva em conta o cumprimento total das ações discutidas junto à sociedade, contidas nas diretrizes da Política Municipal de Gestão do Transporte Coletivo e Seletivo, aprovadas na Câmara Municipal, em dezembro de 2009.

A referida lei trata da implantação do chamado Sistema Integrado e Troncalizado de Transporte Coletivo, que desafogaria o trânsito na área central de Caxias, viabilizando, ainda, a integração tarifária, com o barateamento do custo do transporte público à população.

Segundo ele, apesar de algumas medidas já terem sido colocadas em prática, pela prefeitura, é preciso discutir com a população maneiras efetivas de integração do transporte, no município. Sustentou a necessidade da implantação de um sistema cicloviário como uma possibilidade nesse aspecto.

09/02/2011 - 19:59
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo