Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo valoriza o trabalho de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Ao mesmo tempo, a vereadora, que também é formada na área, demonstrou preocupação com o descredenciamento de uma clínica que atendia pelo SUS em Caxias do Sul


A parlamentar Tatiane Frizzo/Solidariedade destacou o trabalho de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para a saúde e a qualidade de vida da população, durante o grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (09/10). Ao mesmo tempo, a vereadora, que também é formada na área, demonstrou preocupação com o descredenciamento de uma clínica que atendia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Caxias do Sul.

“Quatro clínicas estavam atendendo pelo SUS e uma, agora, está se descredenciando. Estamos reivindicando maior atendimento, porque vemos pessoas na fila. Precisamos reforçar a importância da fisioterapia e da terapia ocupacional na saúde pública. São serviços que impactam na qualidade de vida e na promoção da saúde”, observa a vereadora, que é fisioterapeuta de formação.

Tatiane explica que a saúde precisa ser vista sob o aspecto coletivo, o que demanda uma atenção multiprofissional. Além disso, no caso do fisioterapeuta, ela verifica que acaba criando vínculos com o paciente, pois, muitas vezes, são várias os atendimentos até que a saúde se restabeleça. Em apoio à manifestação da parlamentar, pediram a palavra os vereadores Edson da Rosa/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Paula Ioris/PSDB e Paulo Périco/MDB.

Edson recordou que uma de suas filhas recebeu ótimo atendimento de fisioterapeutas quando precisou. Por consequência, escolheu se capacitar na área. Gladis explicou que seu marido usou os serviços após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Paula Ioris, que já atuou em gestão no segmento hospitalar, considerou fundamentais os serviços de fisioterapia e terapia para a recuperação mais rápida da saúde. Périco conta que utilizou o atendimento quando esteve internado na Santa Casa, em Porto Alegre. Para sua surpresa, quem prestou o serviço foram duas ex-alunas suas que se formaram fisioterapeutas.

Por fim, Tatiane agradeceu a presença, na plateia e na tribuna, de representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Rio Grande do Sul (Crefito 5). Também lembrou as cinco décadas de vigência do decreto-lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que discorre sobre a regulamentação das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

09/10/2019 - 13:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo