Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno: "É momento de parar com a falação e partir para a ação"

Pedetista justifica voto a favor da admissibilidade do impeachment do prefeito Guerra


O vereador Rafael Bueno/PDT justificou voto a favor da admissibilidade do processo de impeachment do prefeito Daniel Guerra, aceito pelo maioria (14 x 8) do plenário na manhã desta terça-feira (08/10). Bueno, como fez desde o começo da atual gestão municipal, listou uma série de problemas da atual administração e fez coro à cobrança da população mais afetada.

"Guerra contratou amigos e parentes, compadres e comadres, inclusive a esposa do vereador Renato Nunes. Hoje, o município está sem prefeito, por que ele vai ficar oito dias fora, sem prestar contas de nada. Nesse exato momento, o prefeito está viajando com seu irmão Chico Guerra, fazendo turismo com o dinheiro público", elencou.

O parlamentar ainda lembrou casos como a redução de salários dos professores da educação infantil; a não construção de escolas verticais - uma das principais promessas de campanha para a área da educação -; Unidades Básicas de Saúde prontas, mas fechadas há mais de um ano e meio; o Postão 24 Horas fechado para reformas há um ano, quando a promessa era de não levar seis meses, causando enormes e graves transtornos à população, obrigada a se dirigir à UPA da Zona Norte; o caso do "corretivo" - ameaças em conversas gravadas do então vereador Chico Guerra ao líder comunitário da Zona Norte Marciano Corrêa da Silva, que fazia cobranças ao Executivo por melhorias de infraestrutura; entre outros temas.

"Acho que chegou o momento de parar com a falação aqui no plenário e partir para a ação. Ou nós, vereadores, estamos ao lado das pessoas de nossa cidade, dia após dia prejudicadas com os desmandos e descasos da administração, ou estamos ao lado de quem?", indagou.

Alguns os principais pontos do pedido de impeachment:

- não cedência da Praça Dante Alighieri para realização da benção dos freis Capuchinhos e a Parada Livre

- possíveis irregularidades na decisão de fechamento do Postão 24 Horas ignorando o Conselho Municipal de Saúde.

- contestação do chamamento público para a empresa administradora da unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Central.    

Como votaram os vereadores sobre o pedido de admissibilidade:

A favor: além de Rafael Bueno, Alberto Meneguzzi/PSB, Alceu Thomé/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Edi Carlos Pereira/PSB, Edio Elói Frizzo/PSB, Felipe Gremelmaier/MDB, Gladis Frizzo/MDB, Kiko Girardi/PSD, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/MDB, Ricardo Daneluz/PDT e Velocino Uez/PDT.

Contra: Adiló Didomenico/PTB, Edson da Rosa/MDB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Gustavo Toigo/PDT, Renato Nunes/PR, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT e Tatiane Frizzo/Solidariedade.

08/10/2019 - 14:27
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo