Voltar para a tela anterior.

Semana da Leitura de Caxias do Sul terá sua quarta edição na Câmara Municipal

O evento vai de 24 a 27 de setembro de 2019 e integra a Pré-Feira do Livro deste ano


A 4ª Semana da Leitura de Caxias do Sul se inicia na terça-feira (24/09), com abertura oficial às 8h30min, no início da plenária do Parlamento caxiense. Promovida pela Câmara Municipal, a iniciativa se estende até 27 de setembro e integra a Pré-Feira do Livro 2019. Estabelecida pela Lei 2.828, de 11 de outubro de 1983, que também cria a Feira do Livro na cidade, a Semana da Leitura é uma iniciativa anual do Legislativo com apoio da organização da própria Feira.

Conversas sobre a atuação feminina na literatura, gravação de programas especiais da TV Câmara Caxias e bate-papos entre leitores e escritores são algumas das ações desta edição. As atividades são todas gratuitas e ocorrem em diferentes espaços da Câmara de Vereadores (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), com destaque à Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa, que é aberta de segunda a sexta-feira para a comunidade fazer pesquisas, estudos e leituras especialmente de obras relacionadas à função parlamentar ou de autores caxienses.

A abertura oficial da 4ª Semana da Leitura será realizada logo no início da sessão ordinária, sob o comando do presidente Flávio Cassina/PTB. Nessa data, haverá explanação de integrantes da organização da 35ª Feira do Livro e a narração de textos literários.

“A escrita e a leitura provocam grande impacto na vida das pessoas. Essa é uma ótima oportunidade de trazer a população para a Casa, unindo a comunidade e o poder Legislativo, através da arte e da cultura”, ressalta o presidente da Câmara, Flávio Cassina/PTB.

Ao colocar em prática a Semana da Leitura, o Parlamento municipal procura estimular novos leitores, o senso crítico na comunidade, a formação e a participação cidadã, além de contribuir para o cumprimento integral da lei 2.828/1983.

Neste ano, o evento se encontra na 35ª edição e vai ocorrer de 27 de setembro a 13 de outubro, na Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul. Confira a programação no seguinte site e agende-se: https://www.feiradolivrocaxias.com/programacao.

 

PRÉ-FEIRA DO LIVRO 2019
4ª SEMANA DA LEITURA DE CAXIAS DO SUL

De 24 a 27/09/2019 | Local: Câmara Municipal (Rua Alfredo Chaves, 1323, B. Exposição)
Realização: Câmara Municipal em parceria com a organização da Feira do Livro 2019
Atividades: gratuitas

24.09.2019 (terça-feira)
- 8h30min: Abertura da 4ª Semana da Leitura, na sessão ordinária do Legislativo caxiense, com narração de textos literários pelos integrantes da Mesa Diretora e divulgação da Feira do Livro 2019, pela diretora do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura, Maria Cristina Tiburi Pisoni, e pela coordenadora do Programa Permanente do Livro e da Leitura, Heloísa Bacichette. Local: Plenário da Câmara Municipal.

25.09.2019 (quarta-feira)
- 19h30min – “Letras femininas” – Bate-papo com escritoras caxienses no Programa Roda de Saberes | Parceria da TV Câmara com a Órbita Literária.
Mediação/Apresentação: jornalista Vania Marta Espeiorin, na companhia dos jornalistas Fábio Rausch e Márcio Schenatto, e do coordenador da TV Câmara, Elvio Gonçalves.
Local: Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara.
Público-alvo: escritores e leitores.

26.09.2019 (quinta-feira)
- 14h: O que elas estão lendo? – Gravação do Programa Entre Elas, na TV Câmara Caxias.
Convidadas: leitoras caxienses.
Mediação/Apresentação: RP Cristiane Postingher da Fonseca Zanette e jornalista Vania Marta Espeiorin.

27.09.2019 (sexta-feira)
- 9h30min – Juventude e literatura – Gravação do Programa Roda de Saberes.
Convidados: jovens escritores Maya Falks e Gustavo Tamagno Martins e o grafiteiro Andrigo Martins.
Mediação/Apresentação: jornalista Vania Marta Espeiorin e coordenador do Centro de Memória da Câmara, Eduardo Reis.
Local: Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara.

- 11h – Gravação do Programa Café com Letras Especial com o Patrono
Convidados: Delcio Agliardi, patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul 2019; e organizadores do evento.
Mediação/Apresentação: jornalista Fábio Rausch
Local: Estúdio da TV Câmara Caxias.

Programe-se: a 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre de 27 de setembro a 13 de outubro de 2019, na Praça Dante Alighieri.

19/09/2019 - 20:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Gustavo Tamagno Martins

Ir para o topo