Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo divulga o Dia Mundial Sem Carro

Lembrada anualmente em 22 de setembro, a data propõe uma reflexão sobre a dependência das pessoas em relação a veículos automotores


Na sessão ordinária desta quinta-feira (19/09), a vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade abordou o ciclismo em Caxias do Sul. A parlamentar, que é presidente da Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva, lembrou o Dia Mundial Sem Carro, uma data internacional celebrada em 22 de setembro, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Além disso, propõe que as pessoas revejam a dependência que criaram em relação a carro ou moto.

Tatiane apresentou dados do Estado de São Paulo sobre o investimento em ciclovia. Segundo ela, em 2016, 68% dos paulistanos apoiavam ciclovias e, em 2019, o percentual cresceu para 82%. Tatiane observa que, em Caxias, também há bastante veículos.

A parlamentar ainda destacou que, em São Paulo, as pessoas gastam, em média, duas horas e quarenta e três minutos por dia no trânsito, sendo que, no ano, são 45 dias presos dentro de um carro. Além da questão da poluição, Tatiane abordou os inúmeros benefícios causados na saúde de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.

Segundo a vereadora, a implementação de ciclovias e ciclofaixas está no plano de governo de Daniel Guerra/Republicanos. Dessa forma, solicitou para que as ideias saiam do papel e passem a ser ações oferecidas à comunidade, promovendo políticas públicas para inserir esse modal e passar segurança aos ciclistas.

Tatiane citou que pessoas que trabalham fazendo entregas estão expostas a um trânsito que não permite espaço ao ciclista. Ainda ressaltou que lugar de ciclista não é na calçada e, sim, na via.

Em aparte, Paula Ioris/PSDB afirmou que Tatiane descreveu uma cidade inteligente, que procura preservar o meio ambiente e que Caxias está no caminho. Tatiane complementou defendendo a execução de um plano de mobilidade urbana para o município.

Para Gustavo Toigo/PDT, é preciso educar as pessoas para aceitar ciclistas no trânsito. Segundo ele, uma das maiores preocupações é de que os veículos passam muito perto das bicicletas. No mesmo sentido, Velocino Uez/PDT afirmou que, mesmo sendo mais perigoso pedalar em estradas do interior, o ciclista se sente mais seguro no meio rural.

Tatiane finalizou convidando a população para um passeio ciclístico, que será realizado no dia 5 de outubro, com saída prevista para as 14h, da frente do Centro Administrativo. Segundo ela, o objetivo é reunir diversos ciclistas e utilizar as vias urbanas, mostrando que bicicletas não atrapalham o trânsito, mas são parte dele.

19/09/2019 - 15:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo