Voltar para a tela anterior.

Tradicionalistas são agraciados com a Comenda Irmãos Bertussi 2019

Márcia Teixeira dos Santos, José Nicanor Castilhos de Oliveira, James Vandré Alves Pereira e Ernesto Nunes agradeceram aos vereadores pela distinção


Quatro tradicionalistas receberam do Parlamento de Caxias do Sul a Comenda Medalha Irmãos Bertussi 2019, durante solenidade promovida na noite desta quarta-feira (18/09). Márcia Teixeira dos Santos, José Nicanor Castilhos de Oliveira, James Vandré Alves Pereira e Ernesto Nunes ficaram lisonjeados com a distinção. No caso de Ernesto Nunes, recebeu a Comenda Especial, por seu destaque estadual e nacional como compositor, músico e acordeonista.

A cerimônia foi conduzida pelo 2º vice-presidente da Casa e também participante do tradicionalismo gaúcho, vereador Ricardo Daneluz/PDT. Em nome da Câmara, fez o pronunciamento o vereador Edio Elói Frizzo/PSB. O parlamentar socialista recuperou a trajetória de mais de 20 anos da distinção.

Durante a década de 1950, os irmãos Honeyde e Adelar Bertussi formaram a dupla Irmãos Bertussi e se destacaram nacionalmente na música tradicionalista. Originalmente, com o nome Medalha Honeyde Bertussi, a comenda foi instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. É outorgada a cada dois anos em reconhecimento a pessoas que tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha em Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem atua na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

Honeyde faleceu em janeiro de 1996 e diante da morte de Adelar, em setembro de 2017, a Câmara aprovou um decreto legislativo que alterou o título da comenda para Medalha Irmãos Bertussi, com objetivo de prestar homenagem também a Adelar. Essa modificação partiu de uma iniciativa dos vereadores Edio Elói Frizzo/PSB e Ricardo Daneluz/PDT.

“Vocês têm a honra de receber uma homenagem que traz o nome de    quem cultuou nossa tradição”, mencionou Frizzo, ao dirigir-se aos agraciados e após detalhar os currículos de cada um e elogiar a dedicação que demonstram pelo Rio Grande do Sul e suas raízes. Os quatro homenageados também se manifestaram em devoção e agradecimentos aos Irmãos Bertussi, à Câmara, aos familiares e ao Movimento Tradicionalista.

“Grande parte de nossa vida se passa no galpão de um CTG (Centro de Tradições Gaúchas”, lembrou James, emocionado, ao revelar que, quando piá, não gostava, por exemplo, de chula, porém, com o passar do tempo, essa visão mudou e, hoje, coleciona prêmios conquistados com a dança. “Este é um momento de alegria. Estarei sempre à disposição da cultura gaúcha. Sou muito agradecido ao Patrão Velho do Céu”, disse Nicanor, em tom de orgulho por levar adiante os costumes rio-grandenses. Ele também pediu uma salva de palmas ao público feminino e deu ênfase ao tema do movimento tradicionalista deste ano: “Mulher Gaúcha – 70 anos de Inclusão no Tradicionalismo Gaúcho Organizado, suas conquistas e participações”.

Depois de narrar um pouco de seu percurso como prenda e participante da 25ª Região Tradicionalista, Márcia encantou a plateia. “O meu maior troféu é tudo o que o movimento me deu até hoje”, frisou, listando em seguida: “irmãs por opção, amigos verdadeiros, colegas e paixões”. Em sua opinião, feliz é quem despende um pouco de tempo para qualquer tipo de participação tradicionalista. Para Ernesto Nunes, a comenda que recebeu é de grande quilate, “um diferencial, um privilégio”. O músico aproveitou para elogiar o público feminino e, entre as músicas que compôs ao longo da profissão, disse ter feito uma em reverência a elas e se intitula “Uma grande mulher”.

     Ao final da solenidade, Ernesto cantou uma música ao som da gaita e James dançou chula. Os dois arrancaram aplausos do público.


OS HOMENAGEADOS

   Márcia Teixeira dos Santos:

Trabalhou durante nove anos como sota-capaz da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) e foi diretora artística dos desfiles da Semana Farroupilha e coreógrafa de algumas alegorias da Festa da Uva. Atualmente, é diretora do departamento de espetáculos e membro do grupo adulto do CTG Campos dos Bugres. Participou da Comissão do Financiamento de Arte e Cultura Caxiense (Financiarte) e da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul (Comic). Márcia tem parentesco com o falecido cantor Victor Mateus Teixeira, mais conhecido como “Teixeirinha”.

José Nicanor Castilhos de Oliveira:
Com origens na região do Apanhador (São Francisco de Paula), prestou serviços para o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) como patrão, coordenador da 25ª RT, conselheiro do MTG, juiz campeiro e diretor dos juízes do Rio Grande do Sul.

James Vandré Alves Pereira:
É diretor artístico da 25ª Região Tradicionalista (RT), conselheiro do MTG e possui atuação destacada e reconhecida no meio tradicionalista da cidade. Natural de Caxias do Sul, é destaque na dança da chula, com diversos troféus.

Ernesto Nunes:
Músico, compositor, acordeonista e jornalista, tem vários CDs gravados e é bastante conhecido como artista em diversos Estados, com destaque para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

18/09/2019 - 23:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo