Voltar para a tela anterior.

Vereadores do PDT protocolam projeto tornando a 25ª Região Tradicionalista Patrimônio Cultural Imaterial de Caxias do Sul

Entidade tem sede no município, abrange mais cinco cidades da Serra e concentra 119 instituições


Um projeto de lei protocolado pela bancada do PDT na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (18/09), visa a tornar a 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Caxias do Sul. A entidade tem sede em Caxias do Sul e abrange as cidades de Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos, concentrando 119 entidades tradicionalistas, entre CTGs (Centro de Tradições Gaúchas) e piquetes de laçadores, sendo a segunda maior do Rio Grande do Sul. Assinam o projeto nesta Semana Farroupilha de 2019 os vereadores Gustavo Toigo, Rafael Bueno, Ricardo Daneluz e Velocino Uez. Na semana passada, a partir de uma sugestão de Bueno e Daneluz, o deputado estadual Luiz Marenco/PDT protocolou na Assembleia Legislativa projeto para tornar Caxias do Sul a Capital Estadual dos CTGs.

Para Bueno, líder da bancada, o projeto demonstra respeito às expressões culturais e às tradições, trazendo um legado às futuras gerações: 

"Como patrimônio imaterial envolvem saberes, modos de fazer, formas de expressão, celebrações, festas, lendas, músicas, costumes, entre outras tradições, nada mais apropriado do que fazer esse resgate histórico e homenagear a 25ª RT para ajudar na manutenção da nossa cultura e identidade".

Toigo enfatiza que "Caxias do Sul é a cidade com maior número de CTGs e, neste sentido, reconhecer a 25ª Região Tradicionalista como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial fortalece a história e o trabalho que muitos fizeram em nome da manutenção das tradições daqui”.

Já Daneluz analisa a importância para o tradicionalismo gaúcho, em especial para Caxias do Sul:

"A entidade se tornar de utilidade pública será um reconhecimento do poder público e uma forma de fomentar a cultura gaúcha através da região e suas entidades filiadas, como CTGs e piquetes de laçadores."

Uez ressalta o valor de manter as tradições e preservar a memória:

"Esse projeto reforça o legado e busca demonstrar que as atividades da 25ª RT são norteadas pelos princípios que envolvem as famílias e a comunidade".  

HISTÓRIA

- O escopo do projeto de lei trata da história da 25ª RT, apontando que se iniciou com a Convenção Tradicionalista de 1977, onde desmembrou-se da então 11ª Região Tradicionalista, com sede em Bento Gonçalves. A primeira sede da 25ª RT foi instalada nas dependências da empresa Madezorzi, na BR-116, em Caxias do Sul.

- Em setembro de 1997, a prefeitura de Caxias do Sul oficializou a doação de um terreno para a construção da sede da entidade. Na ocasião, durante a Semana Farroupilha, foi instalada a “pedra fundamental” da Casa do Gaúcho.

- O segundo endereço da 25ª RT permaneceu na BR 116, saindo da Madezorzi para uma casa cedida pela Prefeitura Municipal (próxima do Hospital Geral), onde permaneceu entre 1999 e 2006.

- A Casa do Gaúcho foi inaugurada em julho de 2006, na gestão do ex-vereador e atual assessor do PDT, Jó Arse, quando se realizava em Caxias do Sul a 70ª Convenção Tradicionalista Gaúcha do MTG.

- O departamento artístico “Nossa Região” sempre foi atuante juntamente com as entidades filiadas ao MTG, tendo uma grande representatividade não somente com as invernadas propriamente ditas, mas também com organizações de eventos.

- Muitos são os rodeios promovidos pelas entidades tradicionalistas, como, por exemplo, o Rodeio Nacional do CTG Campo dos Bugres; o Rodeio Nacional de Caxias do Sul, um dos primeiros da cidade, porém hoje extinto; o Rodeio Crioulo Nacional do GT Os Farroupilhas; Rodeio Crioulo Nacional de São Marcos; FECARG (Festival Cultural e Artístico Rancho de Gaudérios); Rodeio Nacional de Flores da Cunha; Rodeio Nacional CTG Pousada dos Tropeiros; Festas Campeiras dos CTGs Velho Mateus, Vovô Florian, Querência da Serra, Porteira da Amizade, Parque de Rodeios de Vila Oliva, Recanto Gaúcho, Capão do Vento, Marca da Serra, entre outros.

- Pelo Departamento Cultural, muitos eventos foram promovidos ao longo destes 41 anos de história da 25ª RT, podendo ser citados a I Semeadura Cultural da Juventude Gaúcha, as Palestras Culturais nas Entidades, as Prendas e Suas Prendas, as Palestras durante a Semana Farroupilha, os Concursos Internos, os Concursos Regionais, a Ciranda Mirim – Ciranda Aberta –, a Ciranda do Brinquedo, o SEMICULTUR, o Encontro de Peões, o Encontro Regional de Prendas, a Mescla Cultural, a Ecoterapia Campeira, a Sesmaria da Canção Nativa, as Oficinas de Tradição, os Estudos Riograndenses, o Resgate do Passado, o Seminário Regional de Prendas, entre outros.

- O Departamento Campeiro é muito atuante e bem reconhecido em nosso Estado e também nacionalmente, pois é um dos departamentos de mais destaque e participação da região. A 25ª RT, juntamente com as entidades, promove Rodeios, festas campeiras, torneios e muitas outras atividades.

- A história da 25ª Região não tem demarcação de datas, somente de acontecimentos, como, por exemplo, em 1987, quando existiram comemorações campeiras com a Semana Farroupilha. Antes, somente torneios ou encontros de amigos eram realizados no interior das cidades.

- Em 1996, foram apresentadas as reivindicações da 25ª Região Tradicionalista, como um terreno para a instalação da Casa do Gaúcho e o Parque de Rodeios. Em 8 de setembro de 1997, a Câmara Municipal aprovou a doação de um terreno para a instalação da Casa do Gaúcho, cujas obras se iniciaram em 1999.

- No ano de 2005, foi regularizada a documentação da 25ª Região Tradicionalista. Foi proposto, então, no início de 2006, um convênio com a administração municipal, representada pelo prefeito José Ivo Sartori e pelo vice-prefeito Alceu Barbosa Velho.

- Com a Casa do Gaúcho, Caxias conta com um local amplo, adequado e bem equipado, pronto para sediar eventos culturais em parceria com o poder publico e várias outras entidades. O objetivo dos tradicionalistas é tornar a Casa do Gaúcho um parâmetro estadual, ou seja, torná-la primeiramente um ponto turístico de Caxias do Sul e, posteriormente, um ponto turístico do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: projeto de lei da bancada do PDT

18/09/2019 - 16:01
Bancada do PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo