Voltar para a tela anterior.

Vereadores do PDT encaminham projeto na Assembleia para tornar Caxias do Sul a Capital Estadual dos CTGs

Rafael Bueno e Ricardo Daneluz levaram solicitação ao deputado estadual Luiz Marenco, que protocolou demanda nesta quinta-feira (12)


A partir de uma sugestão dos vereadores pedetistas Rafael Bueno e Ricardo Daneluz, o deputado estadual do partido, Luiz Marenco, protocolou na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (12/09), projeto de lei que visa a tornar Caxias do Sul a Capital Estadual dos CTGs - Centro de Tradições Gaúchas, bem como incluir a Semana Farroupilha do município no Calendário de Eventos Oficiais do Estado. Caxias do Sul já é, informalmente, conhecida a capital mundial dos CTGs, devido ao número de entidades no município, 68, segundo informações do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho, além de mais 30 outras organizações similares, como piquetes. Estatísticas ainda indicam que são cerca de 3 mil Centros no país e pelo menos 16 no Exterior. O ex-vereador Jó Arse, que trabalha na bancada do PDT na Câmara Municipal, participou da articulação do projeto e acompanhou o protocolo.

Líder da bancada pedetista no Legislativo caxiense, Bueno destacou a importância do projeto em razão de os CTGs buscarem divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha.

"Os CTGs visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes. Nos centros, ocorrem atividades associativas e recreativas, guiadas pelos mesmos princípios e que envolvem as famílias e a comunidade como forma de união. Então valorizar Caxias do Sul como Capital Estadual dos CTGs é de suma importância devido à amplitude das entidades", lembrou.

Ligado às questões tradicionalistas do município, Daneluz ressaltou que o projeto ratifica a importância de valorizar as tradições:

"É um projeto muito importante, um reconhecimento que Caxias do Sul terá por ser o local onde mais possui entidades tradicionalistas. Vai ser uma forma de divulgar a cidade. É um orgulho para nós sermos referência na cultura gaúcha.

O deputado Marenco destaca que o CTG é extremamente importante para a sociedade.

"Isso porque insere criança e a família em um ambiente de valores, onde se aprende a ser um cidadão que participa e que luta por um ideal comum, despertando um senso de comunidade, fundamental nos dias de hoje. Para a manutenção da nossa cultura e identidade, para a continuidade do tradicionalismo, o CTG é um propulsor fundamental. Caxias do Sul merece este reconhecimento por ser terra fértil para o tradicionalismo que, como o próprio Barbosa Lessa reconheceu, é uma força capaz de auxiliar o Estado na resolução dos problemas cruciais da coletividade”, afirmou o parlamentar.

Saiba mais

O projeto de lei traz informações do MTG, da 25º Região Tradicionalista e do Portal Universo Gaúcho, disponível no endereço www.universogaucho.com.br (catálogo online inédito das entidades tradicionalistas espalhadas pelo mundo) dando conta de que no município de Caxias há a maior concentração de CTGs do Estado, totalizando 68 entidades, representando o dobro do número da cidade segundo colocada.

A Semana Farroupilha de Caxias do Sul ocorre todos os anos, desde o final da década de 1960. As comemorações se iniciaram pelo CTG Paixão Côrtes, inicialmente em acampamento na Praça Dante Alighieri, Praça da Bandeira, em São Pelegrino, seguindo para o Parque da Imprensa, Parque Cinquentenário e, por fim, Pavilhões da Festa da Uva. A Semana fica apenas atrás da Festa da Uva como maior evento do município, e tem a participação da Prefeitura, 25ª Região Tradicionalista, 4ª Coordenadoria Regional de Ensino e Brigada Militar.

O projeto ainda lista alguns dados que bem caracterizam a grandeza e a importância da Semana Farroupilha de Caxias do Sul e que sustentam a sua inserção no Calendário Oficial de Eventos do Estado:

- Público estimado de 300 mil visitantes;

- Em torno de 350 acampamentos, envolvendo cerca de 10 mil pessoas;

- Intensa programação artística e cultural, shows com mais de 100 artistas;

- Incluindo Festivais de Música com mais de 700 participantes, poesia, danças, provas campeiras com mais de 3.500 participantes, desfiles temáticos com mais de 2.500 participantes, com a presença de cerca de 2 mil alunos envolvidos com museu, biblioteca e palestras para as escolas.

12/09/2019 - 17:15
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo