Voltar para a tela anterior.

Parlamento caxiense aplaude a FIEP Brasileira pelos 70 anos de história

Homenagem à Federação Internacional de Educação Física no Brasil lotou o plenário e contou com apresentação de ginástica artística


A Câmara Municipal de Caxias do Sul aplaudiu o trabalho desenvolvido pela Federação Internacional de Educação Física no Brasil (FIEP), em sessão solene desta terça-feira (10/09). Conduzida pelo 2º vice-presidente da Casa, vereador Ricardo Daneluz/PDT, a homenagem lotou o plenário com a presença de profissionais, autoridades e esportistas.

A iniciativa da distinção partiu do requerimento 51/2019, de autoria coletiva e idealizado pelo ex-vereador Tibiriçá Maineri/Republicanos. O texto foi aprovado por unanimidade, na plenária de 9 de abril. Na solene de hoje (10/09), se manifestou em nome da Casa o parlamentar Elisandro Fiuza/Republicanos.

Em seu discurso, o parlamentar fez um histórico da trajetória da FIEP Brasileira, ressaltando que as sete décadas de fundação foram completadas no mês que passou. No mundo, a fundação surgiu na Bélgica, dia 2 de julho de 1923, com a união de professores. No território brasileiro, foi instalada em 13 de agosto de 1949, após a visita de profissionais do país à Bélgica, a fim de conhecer os propósitos da entidade.

No caso dos professores, que têm função de fomentar as ações da FIEP por onde ela está instalada, são chamados delegados. A diretoria mundial é composta por um profissional de cada continente. Cada país possui o seu delegado nacional e cada Estado, o regional, sendo esse apoiado pelos adjuntos.

Desde 2007, existe o Grupo de Professores de Educação Física sem Fronteiras da organização. Eles levam, gratuitamente, ao público acadêmico, suas experiências nacionais e internacionais de participações em cursos e congressos. Os objetivos do trabalho são: incentivar os acadêmicos ao estudo científico; proporcionar o conhecimento em diversas áreas; estimular o intercâmbio entre professores e estudantes; fomentar a evolução do setor; mobilizar acadêmicos e profissionais para o crescimento intelectual, favorecendo a sociedade.

Por esse percurso, Fiuza fez questão de parabenizar a entidade. “A FIEP mostra o quanto é relevante estar incentivando o esporte na nossa cidade e no mundo”, frisou o vereador.

Presidente da FIEP no país, Almir Adolfo Gruhn informou que, além do Brasil, completam 70 anos de história neste ano as unidades da Argentina, do Uruguai e do Chile. A entidade está presente em 136 países e ele, enquanto gaúcho de Crissiumal, se disse honrado de representar os brasileiros. Gruhn listou algumas ações que a entidade desenvolve em prol do esporte, por meio, por exemplo, do Grupo de Professores de Educação Física sem Fronteiras e da Academia Brasileira de Educação Física.

Ao mesmo tempo, agradeceu aos vereadores pela distinção. “Prestamos agradecimentos à Câmara, pois esta homenagem vai entrar para o livro de 70 anos da FIEP no Brasil”, anunciou. Aproveitando a passagem por Caxias do Sul e diante de muitos juventudistas na plateia, Gruhn parabenizou o Esporte Clube Juventude por ter retornado à Série B do futebol brasileiro.

Delegado Regional da FIEP-RS, Everton Deiques também externou gratidão e mencionou diversos profissionais que ajudaram a construir a entidade. Ainda elogiou o empenho de voluntários que têm percorrido o solo gaúcho para partilhar conhecimentos na área da Educação Física. “Desde 2015, 12 municípios já foram visitados e 43 cursos, promovidos”, mencionou antes de ler o nome de diversos profissionais que receberão destaque, nesta noite, em uma confraternização especial.

Representando o Executivo municipal, participou da cerimônia a titular da Secretaria do Esporte e Lazer, Marcia Rohr da Cruz. Para encerrar a solene, um grupo de meninas da Academia Conexão Esportiva, com projeto via Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte), fez apresentação de ginástica artística.

10/09/2019 - 20:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo