Voltar para a tela anterior.

Alberto Meneguzzi aborda utilização do prédio do antigo Senai José Gazola

O socialista criticou a retirada dos cursos da Zona Norte de Caxias


A partir da tribuna, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB discorreu sobre a utilização do prédio onde funcionava o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) José Gazola. Segundo ele, os parlamentares ficaram sabendo em uma em reunião-almoço que a unidade do Senai na Zona Norte seria fechada e os cursos seriam transferidos para o Senai de Tecnologia em Mecatrônica.

O socialista ressaltou a importância do instituto para a área de formação profissional. Ele ainda manifestou sua insatisfação pelo que considera falta de diálogo por parte da classe empresarial, que estaria tomando decisões sem consultar a população.

Segundo Meneguzzi, o diretor do Senai assinou um termo de cessão com a prefeitura para que o prédio seja utilizado pelo Batalhão de Choque da Serra. Ele afirmou que vibra muito com a vinda do batalhão para Caxias do Sul, porém a utilização do prédio fere a lei municipal.

No entendimento do vereador, se o Senai devolvesse o terreno ao município, o espaço poderia ser utilizado para qualquer fim. Porém, no caso de cessão, o socialista avalia que deve continuar sendo utilizado para a área da educação. Ainda afirmou que a região norte ficou desassistida em termos de formação técnico-profissional por uma decisão unilateral da classe empresarial.

Em aparte, Elói Frizzo/PSB afirmou que não há justificativa para um pelotão de choque em Caxias, a não ser para reprimir movimentos sociais e greves. Para ele, a principal demanda relativa à segurança é a volta do policiamento comunitário.

Lamentando a situação, Meneguzzi acrescentou que a cidade já contou com nove unidades de educação profissional e agora são apenas duas.

O terreno foi cedido pelo município para o Senai há 20 anos. Com a desocupação do prédio, a entidade e a prefeitura concordaram em ceder o espaço à Brigada Militar (BM).

10/09/2019 - 12:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Maiara Zanatta Gallon

Ir para o topo