Voltar para a tela anterior.

Presidente da Comissão do Idoso conhece delegacia na Capital

Felipe Gremelmaier conversou com a delegada sobre funcionamento do órgão


Empenhado pela instalação da Delegacia Especial de Proteção ao Idoso em Caxias do Sul, o presidente da Comissão do Idoso da Câmara Municipal, Felipe Gremelmaier/MDB, conheceu o trabalho do órgão policial em Porto Alegre. O parlamentar esteve quarta-feira (04/09), na repartição, onde a delegada Cristiane Pires Ramos falou sobre o funcionamento e a estrutura da DP, e da experiência em tratar de crimes cujas vítimas são pessoas da terceira idade.

No Rio Grande do Sul, apenas a Capital e Santa Maria têm Delegacia do Idoso. Em Porto Alegre, o órgão funciona junto ao Palácio da Polícia Civil dividido em sala para registro de ocorrências, cartórios e com uma equipe de 10 agentes. O atendimento é das 8h30min ao meio-dia, e das 13h30min às 18h.

Planejada para oferecer acessibilidade, a delegacia oferece cadeira de rodas e tem portas com largura adequada para passagem desse equipamento. Caso a vítima não tenha condições de deslocamento até a DP, policiais civis atendem a domicílio. Conforme a delegada, a Delegacia do Idoso tem perfil diferenciado em relação a outros órgãos policiais. Cristiane explicou que a assistência social e psicológica dos agentes é muito importante no trabalho, assim como denúncias pelo Disque 100.

De acordo com a delegada, os crimes mais comuns envolvem violência familiar, abandono, maus-tratos e golpes financeiros. Casos de estupro também são investigados. Cristiane ressaltou que a rede de apoio de assistência aos idosos na cidade, como serviços psicológicos e de acolhimento, é muito importante para somar no trabalho da delegacia.

Ainda na quarta-feira, na Capital, acompanhado do deputado estadual Carlos Búrigo/MDB, Felipe Gremelmaier se reuniu novamente com o vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

O vice-governador informou ao presidente da Comissão do Idoso que estuda a instalação da delegacia em Caxias do Sul. Inclusive, solicitou ao Observatório da Segurança Pública números de ocorrências envolvendo idosos na cidade.

Também integram a Comissão do Idoso os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Renato Oliveira/PCdoB, Tatiane Frizzo/Solidariedade e Velocino Uez/PDT.

*Redator: Clever Moreira

05/09/2019 - 14:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo