Voltar para a tela anterior.

Cicloturismo é destaque na terceira reunião da Comissão Temporária em Defesa da Bicicleta

Oportunidades para desenvolvimento humano e econômico foram abordadas no encontro realizado no Legislativo


Cicloturismo foi o tema da terceira reunião da Comissão Temporária Especial pela Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte e Atividade Esportiva da Câmara Municipal, realizada na noite de quarta-feira (04/09), na sede do Legislativo. Os dois convidados deste encontro da Comissão, presidida pela vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade, abordaram as oportunidades de desenvolvimento que podem ser exploradas a partir da bicicleta e do turismo em Caxias do Sul, bem como a utilização destes temas para trabalhar uma mudança cultural na população. 

Em sua fala, o professor Michel Bregolin, coordenador do Curso de Bacharelado em Turismo e do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Observação, Desenvolvimento e Inteligência Turística e Territorial da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ressaltou os hábitos de grande parte dos brasileiros para vivência em ambientes urbanos e fechados, apesar do crescimento recente de uma cultura de vida ao ar livre. De acordo com o especialista, utilizar a bicicleta e o turismo neste processo é uma oportunidade para acelerar um caminho de mudança de hábitos e também para estimular a criação de novas estratégias de desenvolvimento no Município.

“Dependemos de uma mudança cultural e acredito que a bicicleta pode nos ajudar a gerar este processo. A presença do visitante em Caxias, desenvolvendo atividades turísticas, pode provocar a vontade de a população andar de bicicleta e mostrar oportunidades”, avaliou.

Já o bacharel em Turismo e proprietário da agência Rupestre Turismo, Matheus Corrêa, abordou suas experiências em 16 anos como empreendedor na área em Caxias do Sul e também apresentou circuitos de cicloturismo consolidados no Estado de Santa Catarina, como o Vale Europeu e o Circuito das Araucárias. 

Corrêa também destacou o aumento no número de agências, na cidade e no país, que realizam serviços relacionados ao turismo de aventura, a escassa oferta de atividades específicas com cicloturismo e ainda apontou a falta de continuidade das políticas e projetos de Turismo em Caxias do Sul como impeditivo para um maior reconhecimento da cidade como destino para visitantes. 

“É quase uma unanimidade entre as pessoas que começam a pedalar a sensação de redescobrir Caxias do Sul. Então, a bicicleta tem, sim, uma importância muito grande para a cultura da cidade e pode se tornar uma oportunidade de fonte econômica”, afirmou.

Belezas do Interior

A vereadora Tatiane Frizzo destacou as inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de rotas turísticas de bicicleta no interior do Município e também estimulou um maior envolvimento dos ciclistas no debate e na cobrança por iniciativas. 

“Estamos caminhando, sim, para mudanças, mas ainda não na velocidade que gostaríamos. Por isso é tão importante estarmos unidos, fazermos o nosso papel e cobrarmos iniciativas de todos os setores”, destacou.

Além da presidente Tatiane Frizzo, fazem parte da Comissão Temporária da Bicicleta a vereadora Denise Pessôa/PT e os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Felipe Gremelmaier/MDB e Velocino Uez/PDT. O vereador Gustavo Toigo/PDT esteve presente neste encontro. Cerca de 30 pessoas participaram da terceira reunião da Comissão. O próximo encontro está previsto para ocorrer o início de outubro.

*Redator: Vagner Benites

05/09/2019 - 13:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo