Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança Pública e Proteção Social apresenta projetos do Piseg para o governo do estado

Os vereadores Paula Ioris e Velocino Uez representaram a Comissão na reunião que aconteceu na tarde de quarta-feira (21/08)


Representantes da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores e do Consepro/Mocovi apresentaram ao governo do estado, nesta quarta (21/08), os projetos elaborados junto com as forças de segurança da cidade. A chefe de gabinete do vice-governador, Flávia Frey, e o responsável técnico pelo PISEG, delegado Antonio Lápis, receberam os projetos e farão os encaminhamentos técnicos para que os mesmos possam ser incluídos no portal do PISEG e disponibilizados para receberem os recursos. O primeiro passo é uma análise técnica, que avalia se o projeto está de acordo com a instrução normativa, se as informações e orçamentos estão completos, etc.

“Depois, os projetos são direcionados ao conselho técnico do PISEG, que dá o parecer final para o projeto ser disponibilizado”, explica o delegado Lápis.

Ele destaca que a presença do empresariado é fundamental para o efetivo direcionamento dos recursos. Por isso, a importância do envolvimento do Consepro, que será o proponente oficial dos projetos. O Consepro foi representado pelo seu presidente, Luiz Tomazzoni, e pelo integrante Ely Scalabrin, que participou diretamente da elaboração dos projetos.

“Hoje todo mundo gasta em segurança, porém isoladamente e desordenadamente. Vamos mostrar para os empresários da Serra que esta é uma forma de direcionar os recursos de forma organizada e muito mais efetiva”, argumenta a vereadora Paula Ioris/PSDB, presidente da Comissão de Segurança da Câmara.

A Comissão também foi representada na reunião pelo vereador Velocino Uez/PDT. Além deles, integram a comissão Adiló Didomênico/PTB, Gládis Frizzo/MDB e Renato Oliveira/PCdoB. O vice-governador e secretário estadual de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, iria participar da reunião, porém isso não foi possível. Ele precisou deslocar-se a Charqueadas, devido ao atentado ocorrido numa escola da cidade na mesma tarde.

Os projetos

1) Descentralização do Instituto Geral de Perícias – IGP (funcionalidade da arma e balística);

2) Ampliação e modernização do Centro Integrado de Operações – CIOP (uso de tecnologia inteligente no videomonitoramento urbano com programas analíticos de imagens e integração das forças de segurança para otimizar os resultados neste setor;)

3) Instalação de scanners corporais nos dois presídios da cidade;

4) Aquisição de viaturas com formatação especial para as corporações de segurança (viaturas especiais como de transporte de presos e veículo-baú)

PISEG

O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública – PISEG (lei 15.224/2018), prevê a destinação de 5% de ICMS (mais 10% do valor) arrecadado para um conjunto de ações que represente um avanço no município, com reflexos em toda a região.

*Redator: Bibiana Ribeiro Mendes

22/08/2019 - 10:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo