Voltar para a tela anterior.

Dono de banca de jornais e revistas ganha Prêmio Caxias do Sul nesta quarta-feira

Vereador Rafael Bueno propôs homenagem a Rogério de Mello, um dos mais antigos em atuação na cidade


Um dos mais tradicionais proprietários de bancas de jornais e revistas de Caxias do Sul, Rogério de Mello, receberá o Prêmio Caxias do Sul na tarde desta quarta-feira (10/07), outorgado pela Câmara Municipal. A iniciativa da premiação foi do vereador Rafael Bueno/PDT, a partir de ofício encaminhado à Presidência do Legislativo. A entrega será feita na sua banca, na Praça João Pessoa, em São Pelegrino.

"O senhor Mello merece a honraria porque, assim como outros colegas de profissão, ao longo das últimas décadas se tornou referência não apenas para o bairro, mas para a história da cidade, deixando um legado imprescindível", destacou Bueno.

Para o pedetista, Mello deveria ser homenageado pelo município e não tratado como vilão, com está acontecendo, já que o prefeito Daniel Guerra mandou derrubar um banca de revistas (na Praça Dante Alighieri, próximo à Avenida Júlio de Castilhos) e quer retirar as retirar as outras quatro que se mantiveram: 

"Em nome do Mello, vamos lembrar e homenagear todos os donos de bancas de Caxias do Sul que proporcionaram conhecimento, cultura e lazer a gerações de estudantes, comerciantes, artistas, escritores, empresários, moradores e famílias inteiras."

 

ENTENDA

Rogério de Mello e outros donos de bancas estão buscando na Justiça o direito de permanecer nos locais de trabalho aceitando, inclusive, as regularizações que a prefeitura resolver encaminhar. Porém, o município está irredutível. Uma audiência na Justiça, em 24 de abril, definiu que as bancas poderão ficar nos locais por 90 dias a contar daquela reunião, na qual não houve conciliação.

O comerciante tem sido um dos principais defensores da permanência das bancas e o faz em programas de rádios e manifestações à imprensa. Mello chegou a dizer que até poderiam tirar ele do seu local de trabalho, mas jamais impedir a banca de funcionar.

Tramita no Legislativo um projeto de lei que reconhece as bancas de jornais e revistas como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial no município de Caxias do Sul. A autoria é dos vereadores Edio Elói Frizzo/PSB, Paulo Périco/MDB e Rafael Bueno/PDT.

09/07/2019 - 11:29
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo