Voltar para a tela anterior.

Ciclistas e treinador recebem congratulações de Felipe Gremelmaier

Tiago Fiamenghi e Cesar Mincato pedalaram quase 5 mil quilômetros, cruzando os Estados Unidos


Por encararem o mais difícil desafio de ultraclismo do mundo, Tiago Fiamenghi e Cesar Mincato receberam nesta segunda-feira (8/7) voto de congratulações da Câmara Municipal, das mãos do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, que teve a iniciativa. Treinada pelo professor de educação física Marialdo Rodrigues, incluído no reconhecimento parlamentar, a dupla pedalou os quase 5 mil quilômetros da Race Across America (RAAM), cruzando os Estados Unidos de Oeste a Leste, de 15 a 24 de junho deste ano.

Para se ter uma ideia, a RAAM é considerada pelos desportistas como “O Everest das Bicicletas”, por ser a mais duradoura, difícil e respeitada prova de ultrarresistência do planeta. Caxienses pioneiros a completarem o desafio, Tiago e Cesar saíram de Oceanside, no estado da Califórnia, e chegaram em Annápolis, em Mariland. Cada um deles percorreu em revezamento 280 Kms por dia, enfrentando uma série de adversidades.

Conforme Cesar, o clima foi um dos principais obstáculos, já que eles enfrentaram variações de 0°C a 47°C em intervalos de menos de 24 horas. Os trechos de descida nas estradas norte-americanas, em regiões que havia risco de choque das bicicletas contra animais que poderiam repentinamente atravessar a pista, aumentavam o perigo.

Devido ao estresse e ao cansaço, Tiago e Cesar sofreram efeitos no corpo, como perda de movimentos e formigamento de dedos. Enquanto um pedalava, o outro tentava descansar em uma das três vans da equipe de apoio formada por 11 pessoas. Mas com muita determinação e preparo físico e mental, os ciclistas concluíram a RAAM.

Para participar da prova, a dupla se preparou e treinou durante 28 meses. Traçou esse objetivo como parte do trabalho que desenvolve pela entidade sem fins lucrativos Bike & e Wine, que visa a inspirar pessoas comuns a fazerem algo extraordinário e de superação de vida.

Após a ideia do projeto, o primeiro feito de Tiago, 35 anos, e Cesar, 52 anos, foi pedalar da capital gaúcha à capital uruguaia. A aventura está contada no livro “Viver e Sonhar – Uma transformadora jornada entre Porto Alegre-RS e Montevidéu-UY”, com depoimentos deles à jornalista Paula Valduga e 300 fotos feitas por Andreia Fadanelli.

De volta dos EUA, Tiago e Cesar vão descansar. Mas certos de que logo buscarão uma nova aventura.

08/07/2019 - 18:18
Gabinete do Vereador Felipe Gremelmaier
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo