Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico se reúne com vice-governador para tratar sobre a Operação Desmanche

Vereador também aproveitou a oportunidade para pedir atenção aos altos índices de reprovação em provas práticas da CNH


O vereador Adiló Didomenico/PTB esteve, nesta quinta-feira (27/06), na Secretaria de Segurança Pública (SSP) para intermediar uma reunião com o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior/PTB. O parlamentar acompanhou representantes da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) para discutir a Operação Desmanche. O diretor geral do DETRAN/RS, Enio Bacci, também esteve presente. 

O presidente do Conselho Consultivo da FBVA, Roberto Suga, e os diretores regionais da entidade, Adelar Colombo e Antônio Fontoura, sugeriram no encontro que as peças raras e/ou de coleção apreendidas na Operação Desmanche não tenham o destino da reciclagem. Para a Federação, o melhor caminho seria avaliar e colocar os itens em leilões oficiais, para que retornem ao mercado. 

Adiló acompanha de perto a pauta devido à situação que aconteceu em Caxias do Sul. “Quanto à Operação Desmanche eu sou favorável, porém me preocupa a questão dos carros antigos e das peças que são verdadeiras relíquias. O tratamento precisa ser diferenciado, separando aquilo que é sucata e material de coleção”, destaca o vereador. 

O vice-governador afirma que a Operação Desmanche seguirá normalmente. Ao mesmo tempo, compromete-se a analisar o pedido da FBVA, que, dentro da legalidade, poderá ser regulamentado em casos específicos, como aqueles que englobam os carros de coleção (com mais de 30 anos).

Bacci, por sua vez, relembrou o decreto de 2016, do secretário de segurança da época, Wantuir Jacini, em que toda sucata apreendida deveria ser reciclada. O diretor concorda que a legislação deve ser alterada. 

Ao final da reunião, com a autorização do vice-governador, foi criado um grupo de trabalho para buscar saídas legais para a destinação de peças de coleção, com técnicos do DETRAN/RS, da SSP e do Instituto Geral de Perícias (IGP). 

Estiveram ainda presentes no encontro o diretor do departamento de inteligência SSP, o delegado Emerson Wendt, e Adriana Albuquerque, assessora dos deputados Ronaldo Santini/PTB (federal) e Dirceu Franciscon (estadual).

Vereador conversa com DETRAN/RS sobre índices de reprovação na CNH

Após o encontro no gabinete do vice-governador, Adiló esteve na sede do DETRAN/RS. O vereador lembrou o órgão sobre os altos índices de reprovação na prova prática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Na reunião com o DETRAN, destaquei que contra números não há argumentos, o índice das reprovações estão altíssimos, isso precisa ser revisto. Talvez a forma de avaliação e ensino não estão em sincronia. Bem como o prazo de 15 dias para a realização de nova prova prática também precisa ser revisto”, pede o parlamentar. 

Bacci citou que o DETRAN estará lançando um aplicativo no segundo semestre. O objetivo é de que o cidadão possa relatar o atendimento nos CFCs e repassar outras informações para que o órgão tenha conhecimento dos processos.

Por fim, o vereador também ouviu do diretor do DETRAN/RS que o preço da Carteira Nacional de Habilitação terá uma redução. Além disso, há portarias para a execução da livre concorrência no valor da CNH, mantendo os atuais valores como teto.

28/06/2019 - 14:28
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo