Voltar para a tela anterior.

Comissão de Segurança Pública e Proteção Social recebe demandas de motoristas de aplicativos

Segurança dos condutores é uma preocupação da categoria 


A atenção à segurança dos motoristas de aplicativos foi o tema da reunião da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores na tarde de quarta-feira (12/06). Conforme a presidente da comissão, vereadora Paula Ioris/PSDB, os motoristas buscam alternativas para reforçar a segurança em suas atividades. Estiveram presentes na reunião representantes da Polícia Civil, da Brigada Militar, um representante do aplicativo Garupa e de três entidades que representam os motoristas: DDM Porto Alegre e Serra, União dos Motoristas de Aplicativos de Caxias do Sul (Umacs) e Renovação.

Uma das solicitações dos condutores foi ter algum canal direto e ágil com as forças de segurança quando um motorista identifica uma situação suspeita ou está correndo risco. “Seria muito importante termos um canal direto para os momentos em que os motoristas suspeitam do usuário ou da situação”, pontuou Gervásio Longhi, da Umacs.

A demanda foi atendida, e os motoristas saíram da reunião com contatos telefônicos, além de receberam orientações para terem uma postura preventiva no exercício de suas atividades.

“Das ocorrências que tivemos registradas este ano com motoristas de aplicativos, 36% foram com atendimento particular, ou seja, os condutores oferecem corridas via whatsapp por exemplo, e não dentro dos aplicativos de transporte. Assim, há um controle menor de quem é o passageiro e qual o trajeto, e o risco de assaltos aumenta”, salientou o representante da BM na reunião, capitão Diego Soccol.

Também foi solicitado às entidades que reforcem com os motoristas a importância de fazerem os registros das ocorrências. Isso serve de fundamento para investigações e consistência de provas.

O representante do aplicativo Garupa, Fabio Christófaro, ressaltou que uma medida simples e que seria efetiva é uma elaboração mais criteriosa do cadastro dos usuários em todos os aplicativos.

“Hoje os aplicativos não fazem nem cruzamento de nome e CPF. O cadastro dos usuários deveria se mais detalhado. Além disso, para funcionar, a prática deveria ser adotada por todos os aplicativos. Porque se somente um fizer, vai perder clientes para quem continua com cadastro rápido”, avalia.

A opção do transporte de aplicativos é uma nova realidade, e poder melhorar os critérios de cadastro trará mais segurança tanto para motoristas quanto para usuários.

A vereadora Paula salientou que a Câmara e a Comissão de Segurança estão disponíveis para outras iniciativas dos motoristas.

“Inclusive para ampliar a realização de treinamento para os condutores. A união e organização dos motoristas de aplicativos é fundamental para reforçar a segurança dos mesmos no trabalho”, afirmou.

Além da vereadora Paula Ioris, integram a comissão os vereadores Adiló Didomenico, Gladis Frizzo, Renato Oliveira e Velocino Uez.

13/06/2019 - 16:10
Gabinete da Vereadora Paula Ioris
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo