Voltar para a tela anterior.

UBS do Cristo Redentor: sonho de uma comunidade vira realidade

Rafael Bueno tinha 17 anos quando iniciou luta pela obra, pronta há mais de dois anos


Sexta-feira, 14 de junho de 2019. A data será histórica para os moradores do bairro Cristo Redentor e, entre eles, para um jovem que há pouco mais de uma década começou uma luta em prol da saúde e que se transformaria em realidade. Amanhã, será aberta oficialmente a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cristo Redentor, bairro onde Rafael Bueno/PDT nasceu e sempre viveu com a família, amigos e vizinhos. Nas cobranças e conquistas nos dois anos de mandato como presidente do bairroo primeiro foi exercido quando tinha 17 anos, sendo o mais jovem líder comunitário a assumir uma Amob na cidadee nos dois anos de mandato como vereador (PCdoB e agora PDT), Bueno classifica a inauguração da UBS como um dos marcos mais importantes em toda a sua trajetória política e uma conquista árdua da comunidade.

“Muitas pessoas acham que a política não traz resultados, mas precisamos erguer nossas bandeiras e jamais desistir. Foi difícil, muita gente não acreditou, infelizmente, alguns até morreram no meio desse caminho, mas conquistamos essa vitória juntos”, destaca Bueno, emocionado, e lembrando de políticos que acreditaram na realização da obra, como o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT e o ex-chefe de Gabinete Edson Néspolo/PDT.

Como narrou o parlamentar no Grande Expediente desta quinta-feira (13/06), não foi uma conquista fácil. Se nos primeiros anos a principal luta foi pela busca de um terreno e depois a construção do prédio, mais recentemente, a partir do começo do mandato do prefeito Daniel Guerra, em 2017, o principal desafio foi a abertura da edificação, que está pronta há mais de dois anos. Em abril de 2018 o vereador ingressou com um pedido junto do Ministério Público (MP), com mais de 4 mil assinaturas, pedindo a abertura. Ficou mais que comprovado, em depoimentos, imagens e documentos, que a abertura das portas beneficiaria moradores não apenas do Cristo Redentor, mas do Panazzolo, Exposição, Vila Ipiranga e do loteamento Flor da Serra, chegando a quase 15 mil moradores. No final de abril deste ano, depois de uma discussão que se arrastou por muitos meses, o MP determinou que a prefeitura abrisse a UBS em no máximo 45 dias.

O pedetista tem recente na memória toda a mobilização em torno da UBS. Ele visitava as pessoas em suas casas e participava de encontros do Orçamento Participativo, em entidades do bairro, missas e quaisquer reuniões de pessoas para explicar a importância de ter um posto de saúde. Durante seus dois mandatos como vereador, Bueno também organizou audiências, reuniões e encaminhou diversos Pedidos de Informações cobrando os motivos pelos quais a unidade se mantinha fechada mesmo depois de pronta.

Um fato que chama atenção do vereador e ele carrega em uma pasta especial com os detalhes de toda a luta pela UBS é que outros líderes comunitários e que atuavam junto à prefeitura e Câmara de Vereadores sempre apoiaram a demanda, mesmo que em detrimento do próprio bairro deles, justamente por entender que a saúde era prioridade.

“Ver essa obra pronta há tantos meses sempre foi uma situação que revoltava e entristecia os moradores, além de os obrigar a buscar atendimento em UBSs do outro lado da BR-116 (como Bela Vista e Cristo Operário), e ainda por cima não terem prioridade por serem de outro bairro. Ao mesmo tempo, me passa um filme na cabeça ao ver que nossa luta de tantos anos não foi em vão. Fizemos política na prática, fizemos acontecer”, lembrou Bueno, que diariamente passam em frente ao posto de saúde e não se conformava em vê-lo fechado.

Em visita às instalações da UBS, no último dia 15 de abril, Bueno verificou que faltavam apenas detalhes, mesmo assim a prefeitura prorrogou ao máximo o atendimento e tentou impedir que novas visitas de vereadores fossem feitas. O parlamentar acredita que apesar da demora do município em inaugurar o prédio, os funcionários que atenderão na unidade estão bem preparados e contentes em poder ajudar a população. Além disso, Bueno verificou que os móveis, aparelhos e estrutura física da UBS estão bem adequados para que a população seja bem atendida.

 

Estrutura

A UBS do Cristo Redentor tem 360 metros quadrados, distribuídos em uma sala de grupo, uma sala de observação, um consultório ginecológico, dois consultórios odontológicos, cinco consultórios multiprofissionais (podem ser usados por pediatras, médicos clínicos, assistentes sociais e enfermagem), uma sala de vacinas, farmácia, recepção, sala de gerência, almoxarifado, copa, sala de lavagem e esterilização de materiais, depósito de materiais de limpeza e sanitários. Algumas adaptações poderão ser realizadas para otimizar o atendimento.

13/06/2019 - 14:24
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo