Voltar para a tela anterior.

Representante da FGTAS/SINE manifesta preocupação com o desemprego na cidade

Valmir Funari apresentou números e pediu mais diálogo entre os empresários e a comunidade


O coordenador da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine), Valmir Funari, divulgou as ações e os trabalhos realizados pelo órgão na cidade, nesta quinta-feira (13/06), na tribuna do Parlamento caxiense. Funari também demonstrou preocupação com o número de carteiras de trabalho confeccionadas no primeiro trimestre de 2019, contabilizando 1.297 unidades em primeira via.

Funari apresentou o número de seguro-desemprego no período. Foram 3.790 encaminhamentos. “Até o final de 2019, vamos confeccionar mais de 5 mil carteiras de trabalho em primeira via e isso é muito preocupante”, afirmou o coordenador do FGTAS.

Funari declarou que, como coordenador da fundação, se sente preocupado porque não haveria vagas para atender à demanda crescente de pessoas aptas ao mercado de trabalho.  “Venho afirmando que é necessário chamarmos os empresários da nossa cidade, que são os principais responsáveis pela empregabilidade do município, para debater sobre esses dados”, pontuou.

Ele afirmou que, atualmente, no Sistema Nacional de Emprego/Sine Caxias existem mais de 100 vagas de emprego disponíveis e todas exigem Ensino Médio completo e, no mínimo, seis meses de experiência. Para Funari, seria necessária uma regra ou legislação para criar uma cota de funcionários contratados sem experiência, levando em conta os números de vagas e pessoas desempregadas na cidade.

“A tendência é que esses números aumentem cada dia mais e, por isso, destaco a necessidade de realizar este diálogo com os empresários”, afirmou Funari.

13/06/2019 - 11:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo