Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno solicita imagens das câmeras da UPA da Zona Norte para esclarecer falta de atendimento

Vereador quer saber se mulher teve atendimento negado ao filho de dois anos vítima de queimaduras graves


O vereador Rafael Bueno/PDT encaminhou nesta quarta-feira (05/06) um Pedido de Informações à Secretaria Municipal da Saúde visando a esclarecer o que ocorreu entre o final da tarde e a noite de domingo (02/06), quando uma mulher denunciou ter tido o atendimento negado ao seu filho no Instituto de Gestão e Humanização (IGH), responsável pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Zona Norte. O menino, de dois anos e dois meses, teve queimaduras e só foi atendido devido à intervenção da Brigada Militar (BM). O pedetista pediu cópia das imagens das câmeras de segurança do IGH, entre as 17h e 23h59min, mostrando todas entradas e saídas de pacientes entre após as 17h.  

No último dia 2 de junho, um domingo, uma mãe tornou pública uma denúncia, amplamente divulgada pela imprensa e redes sociais. Poliana Almeida da Silva contou ter ido com o filho à UPA, por volta das 19h,  em busca de atendimento. Porém, ela relatou ter tido o atendimento negado, mesmo mostrando à atendente responsável pelo encaminhamento de consultas o grave ferimento na criança. Ela teria sido informada de que deveria buscar outro local. A mulher ainda diz que o atendimento só foi realizado horas depois e graças à intervenção da Brigada Militar. 

Por meio de nota oficial, o IGH alegou que "não foi encontrado nenhum registro de busca de atendimento por parte da genitora do paciente antes das 19h30 deste domingo, quando a mesma deu entrada no posto de emergência com a presença da Polícia Militar, com o SAMU e foi prontamente atendida." 

"Em razão das informações desencontradas, é plausível que esse Pedido de Informações seja respondido o mais breve possível, a título de esclarecimento para toda a sociedade, visto que muitas pessoas têm relatado passar por situações semelhantes de falta e demora de atendimento", explicou Bueno, ao justificar o pedido. 

O pedido foi encaminhado em regime de urgência e será discutido pelo plenário do Legislativo na sessão desta quinta-feira (06/06).

05/06/2019 - 16:36
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo