Voltar para a tela anterior.

Vereadora Paula Ioris sugere implementação da metodologia dos círculos de construção da paz como prática semanal em todas as escolas gaúchas

Em evento estadual das CIPAVES, presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul recomenda ao secretário estadual de Educação, Faisal Karam, ferramenta restaurativa como prevenção à violência, depressã


A vereadora Paula Ioris/PSDB, presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e autora do projeto Fazer o Bem no Dia 24, foi convidada a participar do I Encontro Equipe Estadual Cipave e Parceiros. O evento foi realizado na quarta-feira (15/05), no Auditório Paulo Freire do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Com a presença do secretário estadual de Educação, Faisal Karam, o encontro apresentou cases de sucesso de três Coordenadorias Regionais de Educação do Estado.

Paula foi convidada pela 4ª CRE, como parceira do CIPAVE em Caxias do Sul desde 2013 com o Projeto Fazer o Bem no dia 24, além da realização de atividades em conjunto como o Seminário Precisamos Falar sobre Bullying, Seminário de Boas Práticas de Justiça Restaurativa nas Escolas, Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio e o Selo Escola Atenta ao Bullying. A participação da vereadora teve o objetivo principal de sugerir ao secretário e sua equipe a introdução da metodologia dos círculos de construção de paz na grade curricular das escolas estaduais.

Os círculos são uma poderosa ferramenta que oferece aos jovens um jeito mais carinhoso de estarem presentes em suas comunidades, em suas famílias e uns com os outros. Gera senso de grupo e cria um espaço seguro, no qual todos se sentem pertencentes e responsáveis pelo bem-estar dos demais.

Também ensina empatia, respeito, tolerância, igualdade, humildade, amizade e outros valores fundamentais de convivência em um espaço seguro de fala e escuta. Com a prática semanal dos círculos em sala de aula, Paula deseja reverter a violência, o bullying, o preconceito, a discriminação, o isolamento e a depressão que as crianças e adolescentes vivem e sentem nos dias atuais.

16/05/2019 - 14:18
Gabinete do vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo