Voltar para a tela anterior.

Legislativo aprova pedido de informações sobre a Festa Uva 2019

Pauta foi debatida por quase uma hora pelos vereadores, durante a plenária desta quinta-feira


Foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/05), o requerimento nº 73/2019, que solicita informações ao prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra/PRB, sobre a edição de 2019 da Festa Nacional da Uva. Segundo Lei Orgânica, o Executivo tem 30 dias para dar retorno ao Legislativo a respeito das questões. 

De autoria dos vereadores Adiló Didomenico/PTB, Elói Frizzo/PSB, Paulo Périco/MDB e Rafael Bueno/PDT, ao longo de 32 questionamentos, os parlamentares solicitam balanço de receitas e despesas do evento, valores pagos à empresa Imply, responsável pelo “Fiorin Card”, cópias de contratos de prestadores de serviços, listagem de expositores e patrocinadores. O pedido de informações também questiona sobre a terceirização de diversos serviços durante a festa e se, no lucro de R$ 70 mil, anunciado pela administração municipal, já estão computadas as despesas com a viagem, premiação dos expositores de uvas, entre outras.

A discussão mobilizou o plenário. Rafael Bueno/PDT disse que cabe a convocação da presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Sandra Randon, para dar esclarecimentos na tribuna legislativa. O pedetista defendeu que o evento só funciona quando a sociedade é protagonista, ponto corroborado por Adiló Didomenico/PTB e Velocino Uez/PDT, que pontuaram que a festa nasce no interior e deve englobar todas as categorias.

Falta de experiência foi a consideração atribuída à administração municipal pelos vereadores Alceu Thomé/PTB, Paulo Périco/MDB e Felipe Gremelmaier/MDB. Os emedebistas ainda criticaram a falta de humildade e a falta de diálogo do poder Executivo, citando o não convite às cidades da Serra para a Festa da Uva e a exclusão das olimpíadas coloniais. Mesma linha adotada por Gustavo Toigo/PDT. Conforme o pedetista, o sucesso ou o fracasso de uma Festa da Uva reflete como está o andamento de uma gestão pública.

Kiko Girardi/PSD afirmou que artistas e grupos que se apresentaram na festa ainda não receberam por suas participações. Renato Oliveira/PCdoB e Edson da Rosa/MDB defenderam que a Câmara Municipal nunca omitiu ajuda à Comissão Comunitária da Festa da Uva. O comunista ainda aconselhou que uma possível nova edição em 2020 não aconteça. Já Elói Frizzo/PSB defendeu que, se o prefeito Daniel Guerra/PRB planeja Festa da Uva para o ano que vem, deve tomar essa decisão o quanto antes.

Tatiane Frizzo/SD relatou sua experiência como Rainha da Festa da Uva, em 2010, e ponderou que o pedido de informações não teria sido necessário se tivesse havido mais transparência por parte do Executivo, ou então dos vereadores da situação. Nesse caminho, se manifestou também Alberto Meneguzzi/PSB.

Sobre o requerimento, o vereador Rodrigo Beltrão/PT o colocou como um instrumento pedagógico ao Executivo e para a promoção da autocrítica. Ainda considerou que não importaria a questão de lucro ou prejuízo, se esta edição da Festa da Uva tivesse gerado emprego e recursos. 

Líder do governo na Câmara, Elisandro Fiuza/PRB disse que objetivo da Festa da Uva não se resume em dar lucro e, sim, promover uma festa para toda a comunidade. Também da base da administração municipal, Renato Nunes/PR criticou o discurso da oposição e disse que ela representa uma corrente de pensamento de que a Festa da Uva é uma festa política. Ambos votaram favoráveis ao pedido de informações.

 

REQUERIMENTO nº 73/2019 (votação):

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA PRB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Ausente

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICA RDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SD Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

16/05/2019 - 13:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo