Voltar para a tela anterior.

Comissão de Saúde cobra informações sobre encerramento do plantão noturno da Farmácia do IPAM

Medida está sendo estudada pelo Município e preocupa servidores


A possibilidade de encerramento das atividades do plantão noturno da Farmácia do IPAM motivou pedido de esclarecimentos dos vereadores, na manhã desta segunda-feira (22/04). A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal esteve reunida com a diretora-executiva da Farmácia, Claudete Kremer Sott, e ouviu explicações da instituição.

O encontro foi articulado pelo presidente da Comissão, Renato Oliveira (PCdoB) e pela vereadora Tatiane Frizzo (SD), também integrante do grupo. A iniciativa partiu após relatos de servidores sobre ameaças de fechamento definitivo da Farmácia, além de casos de assédio moral e ameaças de demissões.

Questionada pelos vereadores, a diretora garantiu que não há possibilidade de encerramento das atividades da Farmácia neste mandato, nem de demissão de servidores. Claudete afirmou ainda que estão sendo trabalhadas melhorias no sistema utilizado para vendas e que está em fase de finalização o projeto para comercialização online de medicamentos e perfumaria (e-commerce).

Os vereadores receberam também os dados das vendas da Farmácia no período noturno (0h às 6h) durante o mês de março de 2019. Um relatório com os números dos últimos 10 anos será encaminhado para avaliação da comissão nos próximos dias.

A alegação da diretoria da Farmácia do IPAM é de que o plantão noturno é um dos principais responsáveis pela operação da farmácia ter fechado o ano de 2018 no vermelho, com um gasto de R$ 300 mil ao ano apenas para manutenção deste serviço. No balanço oficial, o lucro da Farmácia no ano passado chegou a R$ 358 mil, mas os valores seriam referentes à venda da folha de pagamento ao Banco Santander e ao lucro das aplicações da Farmácia.

Além de Renato e Tatiane, a reunião contou com a presença da vereadora Paula Ioris (PSDB), também integrante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, e do vereador Alberto Meneguzzi (PSB). "Solicitamos esta agenda a partir de uma demanda dos servidores. Foram apresentados alguns números e, a partir do relatório, vamos nos apropriar dos dados para futuros encaminhamentos", afirmou Tatiane Frizzo.

O presidente da Comissão também avaliou o resultado da reunião. “Estamos no aguardo do relatório final com os números dos últimos 10 anos para fazer um comparativo e também aguardaremos a reunião dos acionistas para saber a sua posição. Existe uma lei que dita o funcionamento da farmácia e é preciso respeitá-la”, disse Renato Oliveira, em relação à Lei 3.750 de 1991, que dispõe sobre o funcionamento permanente da Farmácia do IPAM.

 

Texto: jornalista Vagner Benites

22/04/2019 - 14:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo