Voltar para a tela anterior.

Vereadores sugerem disciplina escolar "Línguas e Culturas Locais"

Felipe Gremelmaier e Gladis Frizzo, ambos do MDB, protocolaram indicação ao Poder Executivo


Pela relevância cada vez maior do plurilinguismo, os vereadores Felipe Gremelmaier e Gladis Frizzo, ambos do MDB, protocolaram no Legislativo indicação para a Prefeitura criar a disciplina "Línguas e Culturas Locais" para educação infantil e ensino fundamental nas escolas municipais de Caxias do Sul.

A iniciativa atende a um movimento do Colegiado Setorial da Diversidade Linguística do RS, órgão da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, que vem debatendo sobre essa disciplina no Referencial Curricular Gaúcho.

Na indicação, os parlamentares fazem considerações, como a grande presença de falantes de línguas maternas indígenas, afro-brasileiras, fronteiriças, de imigração e de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que moldam a paisagem linguística do Estado.

Na avaliação do Colegiado, a proposta atende à demanda de inúmeras comunidades em que línguas são faladas ao lado do Português. Há leis de reconhecimento dessas línguas no Estado, como em Caxias do Sul, onde o Talian é considerado a segunda língua oficial

18/04/2019 - 17:24
Gabinete do Vereador Felipe Gremelmaier
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo