Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi sugere que CES e UBSs tenham portões abertos antes para abrigar pacientes do frio e da chuva

Medida não implicaria em mudanças no horário de atendimento dos locais, mas em humanizar a saúde


O vereador Alberto Meneguzzi/PSB protocolou indicação, na manhã desta segunda-feira (15/04), que sugere à Secretaria Municipal da Saúde, que o Centro Especializado em Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tenham seus portões abertos mais cedo durante o inverno, para abrigar os pacientes do frio e da chuva. Se adotada, a medida não alteraria o horário de atendimento, mas humanizaria o trato com os usuários do Sistema único de Saúda (SUS).

No documento, Meneguzzi citou que passa diariamente em frente ao CES e percebe que dezenas de pessoas formam fila e, em dias de frio, chuva e umidade, permanecem ali expostas às intempéries climáticas desde muito cedo. O vereador indicou que a abertura dos portões nas UBSs e no Centro Especializado seja por volta das 05h30, dependendo da demanda de cada lugar.

De acordo com o parlamentar, a saúde e outros serviços que são essenciais à vida precisam ser cada vez mais humanizados e essa é uma sugestão simples, que preveniria doenças respiratórias nos usuários do SUS. “Nosso caminho é esse: propor soluções, apontar alternativas. Proporcionando um lugar digno para as pessoas aguardarem atendimento, muitas vezes, isso não se reverte em gripes, pneumonias e outros problemas. Humanizando esse atendimento podemos ajudar a salvar vidas”, salienta.

Meneguzzi também deve enviar a sugestão para o Sine, uma vez que tanto na agência de São Pelegrino, para a emissão de RG, quanto no centro, para as vagas de trabalho, seguro desemprego e confecção de Carteira de Trabalho, se formam filas desde as primeiras horas da manhã. O vereador também aguarda a resposta do município sobre a possibilidade da criação da Central de Atendimento ao Cidadão para disponibilizar mais serviços à população em um único espaço. Ele já sugeriu essa medida por três vezes: em 2017, 2018 e no início de 2019.

15/04/2019 - 11:39
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo