Voltar para a tela anterior.

Executivo deve responder sobre mutirões da saúde realizados em 2018

O vereador Renato Oliveira defendeu que as ações precisam mostrar resultados palpáveis


Questionar sobre dois mutirões da saúde, realizados ao final do ano passado, é a intenção do requerimento 36/2019. De autoria do vereador Renato Oliveira/PCdoB, o documento foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21/03). Conforme a Lei Orgânica Municipal, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.

O parlamentar ressaltou que os mutirões precisam apresentar resultados concretos, não apenas números a serem contabilizados. Segundo ele, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou que, em 30 de setembro de 2018, seriam ofertadas 400 consultas no mutirão, abrangendo as seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, gastrenterologia, hematologia, neurologia adulta, neurologia pediátrica, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia.

Já no dia 25 de novembro de 2018, foram divulgados 770 atendimentos pela Secretaria. As especialidades eram: cardiologia, neurologia, ortopedia, gastrenterologia, endocrinologia, proctologia, ginecologia, pequenas cirurgias, fonoaudiologia e psicologia.

Os questionamentos da matéria aprofundam dados oferecidos. Sobre as especialidades: número de atendimentos para cada uma, critério utilizado para a escolha das especialidades e qual apresentou maior demanda. A respeito de pequenas cirurgias: hospital de realização e possibilidade de incluir a área de traumatologia.

O parlamentar aproveitou a ocasião para relembrar demandas sem resolução. Segundo ele, como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), observa que a área de saúde está em caos no município. Relembrou que, em janeiro, a administração informou que o Pronto Atendimento 24h estaria pronto no primeiro dia de abril. Porém, afirma ter recebido informação de que as obras estariam paradas.

Em aparte, o vereador Rafael Bueno/PDT completou a manifestação afirmando que, atualmente, 38 mil pessoas aguardam primeiras consultas com especialistas, oito mil aguardam exames e seis mil aguardam cirurgias no município. O Executivo tem 30 dias para responder o requerimento 36/2019.

22/03/2019 - 11:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo