Voltar para a tela anterior.

Vinicius Ribeiro defende a descentralização do transporte coletivo em Caxias

Vereador abordou, ainda, a necessidade de investimentos públicos em alternativas que facilitem o trânsito


O vereador Vinicius Ribeiro/PDT, na sessão desta quinta-feira (02), reforçou, novamente, a necessidade do poder público investir na descentralização do sistema de transporte público em Caxias do Sul. Em ocasiões anteriores, o parlamentar já havia referido que a maior mobilidade do trânsito acontecerá apenas com a implantação efetiva do chamado Sistema Integrado e Troncalizado do Transporte Coletivo Urbano, criado a partir de estudos da Secretaria Municipal dos Transportes.

Os benefícios do sistema de integração, sinalizou Vinicius, serão percebidos com maior ênfase pela população, a partir da construção de três das nove estações principais de integração e transbordo planejadas; a estação Leste/Imigrante, a estação Oeste, no bairro Floresta e a estação São Ciro, no ponto entre a BR-116; e a Rota do Sol.

Vinicius referiu que a implantação desse sistema venceu mais uma etapa. No último dia 26, a prefeitura municipal e a Superintendência de Patrimônio da União, no Rio Grande do Sul, assinaram o termo para o recebimento de área onde será construída a estação Imigrante. Com as estações de transbordo em funcionamento, um terço dos usuários contaria com a tarifa integrada, o que representa economia nas passagens de ônibus, destacou.

Inserido na temática, Vinicius informou, ainda, ter dado entrada na Casa, na última semana, a dois projetos de lei que pretendem incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Um deles prevê a disponibilização de estacionamento de bicicletas, em espaços públicos e privados do município, que englobam, entre outros, os terminais e estações de transbordo do transporte urbano, centros comerciais e de lazer, hospitais, indústrias e supermercados. A outra matéria busca implantar um sistema cicloviário em Caxias do Sul.

02/12/2010 - 23:27
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo