Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo pede rapidez na definição da área do aeroporto regional da Serra

Pelo microblog Twitter, governadora anunciou que a melhor avaliação é de Vila Oliva


A preocupação com a demora, na definição do local e da construção do aeroporto regional da Serra, foi o tema abordado pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, na sessão desta terça-feira (30). Ele comentou que a governadora Yeda Crusius recebeu o estudo do Departamento Aeroportuário, que aponta o distrito de Caxias do Sul Vila Oliva como o local mais apropriado para receber o futuro aeroporto. No microblog Twitter, Yeda anunciou que a localidade recebeu nota 9,69, ante 5,34 de Monte Bérico, em Bento Gonçalves. Os dados serão encaminhado para a equipe de transição do governador eleito Tarso Genro.

Toigo sustentou que, desde 2006, os estudos técnicos indicam Vila Oliva como o melhor local da região, tanto pelo tamanho que a pista pode ter, de quatro mil metros, quanto pelas liberações ambientais. Referiu que a análise mostrou-se favorável à condição climática, já que o futuro aeroporto prevê aparelhos que deem coordenadas de voo, apesar de eventuais estados de neblina.

Outro fator diz respeito à posição estratégica, por estar próximo aos acessos à BR-116, à BR-101 e à Rota do Sol. De acordo com pedetista, a demora, na definição do local, prejudica toda a região.

Na mesma linha, Ari Dallegrave/PMDB pediu rápido desfecho para que as obras comecem com brevidade. Disse ser negativo o fato do anúncio ter sido feito, apenas, ao final do governo de Yeda. Segundo ele, estudos anteriores já indicavam os benefícios de Vila Oliva. A vereadora Ana Corso/PT concordou com Dallegrave.

O vereador Vinicius Ribeiro/PDT também sustentou a mesma posição. Destacou ser preciso valorizar o Executivo e Legislativo caxienses, que dão o amparo necessário à execução dos estudos técnicos. Desde 2007, é sabido que o local mais apropriado, para o aeroporto, é Vila Oliva. Monte Bérico até teria condições de receber um empreendimento deste tipo. Mas, só se fosse de pequeno porte, observou.

Para Mauro Pereira/PMDB, a governadora só não fez o anúncio antes das eleições, pois, a seu ver, tinha medo de perder os votos da região de Bento Gonçalves. Ele pediu que o governo não esqueça de fazer as devidas obras de manutenção no aeroporto Hugo Cantergiani, que ainda será usado enquanto o novo aeroporto não tiver previsão de construção.

30/11/2010 - 21:24
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo