Voltar para a tela anterior.

Assis Melo critica morosidade na construção de passarela em São Ciro

Parlamentar ressaltou dificuldade para obter a autorização de obras no trecho da BR-116


Em tom veemente, desde a tribuna, na sessão desta terça-feira (30), o vereador Assis Melo/PCdoB criticou a morosidade para a construção de passarela, no trecho do bairro São Ciro, cortado pela BR-116, em Caxias do Sul. Ele contou que, ontem, esteve em Porto Alegre, onde, nos departamentos Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER-RS), não encontrou quem assumisse a responsabilidade pelo referido trecho.

Assis explicou que, para liberar os recursos já aprovados para a construção da passarela, o banco cobra o aval de órgão responsável pela via federal. Até o final desta semana, o comunista disse que esperará por retorno do departamento jurídico do DAER-RS. Em caso de negativa, o parlamentar informou que buscará agilização ao impasse junto à equipe de transição do futuro governo estadual.

Sensível ao problema, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT afirmou que a passarela precisa ser construída, mesmo sem autorização de órgão responsável. Lamentou o que chamou de divisão de responsabilidades por parte do governo federal. Ari Dallegrave/PMDB salientou que, diversas vezes, o município tem condições de empreender obras, mas esbarra em fatores burocráticos junto ao Estado e à União.

Para Arlindo Bandeira, também são necessárias medidas para corrigir engarrafamentos de mais de 1,5 quilômetro, no trecho da Rota do Sol que serve de entrada para o distrito de Fazenda Souza. Relatou que a adversidade ocorre, sobretudo, aos finais de semana.

No decorrer do seu pronunciamento, Assis também destacou assinatura de convênio entre a escola técnica do governo federal, no município, e o Sindicato dos Metalúrgicos local, órgão de que é presidente. O acordo busca oferecer, de forma gratuita, cursos básicos como metrologia, leitura e interpretação de desenho, inglês básico e técnico, matemática, informática. As modalidades preveem cerca de 120 vagas para trabalhadores de 18 a 35 anos de idade que tenham formação média.

O parlamentar informou que as inscrições vão de 15 a 20 de dezembro, e que as aulas serão realizadas de 4 a 12 de janeiro do ano que vem, à tarde e à noite. Esses conteúdos funcionam como suporte básico para o ingresso na carreira metalúrgica. Até agora, mais de 900 pessoas já procuraram pelas vagas, comemorou.

Ele também parabenizou a equipe de canoagem do município, que, em torneio, em São Paulo, conquistou medalhas de ouro e de prata. Salientou que quatro dos atletas deverão participar da Seleção Brasileira de Canoagem, que disputará o Campeonato Pan-Americano da modalidade ano que vem, no México. Destacou, ainda, o apoio da prefeitura, do Sindicato dos Metalúrgicos local e da Universidade de Caxias do Sul.

30/11/2010 - 21:23
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo