Voltar para a tela anterior.

Está em análise proposta para tornar o Jogo de Bocha o esporte oficial do município

O projeto de lei entrou em primeira discussão, durante a sessão ordinária desta quinta-feira


Instituir o jogo de bocha como esporte oficial de Caxias do Sul é a intenção do projeto de lei (PL) 121/2018. De autoria do vereador Renato Nunes/PR, a proposta esteve em primeira discussão, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (06/12), e deve voltar ao plenário para votação.

O parlamentar responsável pelo PL afirmou que apresentou a ideia após conversar e ouvir os cidadãos a respeito do Jogo, que considera típico da região, além de inclusivo. “É um esporte recomendado a todas as pessoas”, frisou.

A matéria destaca que será possível homenagear a atividade trazida a Caxias do Sul, pelos imigrantes italianos, e, ao mesmo tempo, estimular sua prática. Também informa, de acordo com a redação, que o Jogo de Bocha é considerado um dos mais antigos do mundo, havendo indícios de sua prática no Egito e na Grécia antiga. Há controvérsias quanto à sua origem.

Conforme o PL, alguns consideram suas raízes italianas, tendo sido a bocha a primeira organização formada em Turim, em 1888. Em Caxias do Sul, a bocce ou boccia teve seu nome adaptado e se tornou comum nas colônias italianas que se multiplicavam pelos bairros da cidade. O jogo era praticado no Brasil, sobretudo em festas religiosas, nas zonas de colonização italiana, ocorrendo sua expansão por meio da fundação de associações esportivas identificadas com a comunidade italiana.

O esporte, conforme o texto, proporciona desenvolvimento de autonomia e inclusão social. Seus principais objetivos são o desenvolvimento do raciocínio e precisão, técnicas e táticas de jogo, capacidade visual motora e comunicação. Estimula a interação e o trabalho em equipe.

06/12/2018 - 17:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo